ministeriohorafinal

YAHU-Caf- (Tiago)

YAHU-Caf (Tiago)

YAHUCAF 1

1 YAHUCAF, ao serviço de YAHU UL e do Molkhiúl YAHUSHUA hol-MEHUSHKHAY, saúda todo o povo de YAHU UL disperso por todo o mundo.

Fé durante
as provações

2-Meus irmãos, considerem-se felizes quando tiverem de passar por provações.

3-Porque se a vossa fé for posta à prova, tornar-se-á mais perseverante

4-Que ela resista pois até ao fim, e assim a vossa formação se completará, com uma conduta íntegra, e serão maduros Espiritualmente.

5-E se alguém tem falta da sabedoria necessária, peça-a a YAHU UL, que está sempre pronto a dar generosamente sem a menor censura, e lhe será dada

6-Mas que esse pedido a YAHU UL seja feito com fé, na certeza da resposta. Porque quem se dirige a YAHU UL com dúvidas é semelhante às ondas do mar, levadas pelos ventos, lançadas de uma para outra parte.

7-8-Uma pessoa assim é indecisa, instável, torna-se inconstante em todos os seus atos Não pense, por isso, que receberá alguma coisa de YAHU UL.

9-Quanto aos crentes de condição social mais humilde, sintam-se contentes porque YAHU UL os tem exaltado.

10-E, por outro lado, que o rico se sinta animado quando YAHU UL o reduz à sua justa condição humana. Pois ele passará como a flor do campo:


11quando o sol aquece com força, ela seca, cai, desaparece a sua beleza. Assim é com os ricos no seu luxo.

12-Feliz aquele que resiste à prova, porque depois
receberá a coroa da vida, que YAHU UL promete aos que o amam.

13-Que ninguém, em presença da tentação, diga que é YAHU UL quem o está a tentar. Porque YAHU UL não está sujeito à ação do mal, e por isso também nunca poderia tentar ninguém a praticá-lo.

14-O que acontece é que, quando uma pessoa é tentada, são os seus próprios desejos maus que a seduzem.

15Depois, essa maldade, se lhe cedemos, dá nascimento ao pecado; e este, por sua vez, provoca a morte.

16-Portanto, não se deixem enganar, queridos irmãos.

17É de YAHU UL que nos vem tudo o que possa haver de bom e de perfeito, ele que é o Criador de toda a luz. Nele não há sombra, nem mudança.

18E foi num ato de sua vontade que ele nos fez renascer, por meio da palavra da verdade, e nos tornamos os primeiros frutos da sua nova criação.

Praticantes
da palavra

19-Saibam isto, irmãos: é melhor ouvir muito e falar pouco. E também ser lento em se irritar.

20-Porque não é com zanga que se cumpre a justiça de YAHU UL.

21-Por isso, desembaracem-se de tudo o que é sujo e mau, e recebam com um espírito dócil a palavra que foi semeada nos vossos corações e que pode salvar as vossas almas.

22-A questão é que cumpram efetivamente o que essa palavra vos diz, e que não se limitem a ouvir. Porque, se não, correm o risco de se iludirem.

23-Porque quem se contenta com ouvir a palavra de YAHU UL, e não procura pô-la em ação, é como alguém que se observa a um espelho e

24-logo se afasta, esquecendo-se de como estava.

25-Aquele, porém, que presta uma atenção cuidadosa à lei perfeita de YAHU UL, que nos torna livres, não sendo ouvinte que facilmente esquece, mas que cumpre o que ela lhe diz, esse tal terá a bênção de YAHU UL em tudo.

26-Se alguém diz ser religioso e afinal não é capaz de travar a sua língua, engana-se a si mesmo; a sua religião não vale nada.

27-Mas a verdadeira religião, aos olhos de YAHU UL, pura e sem falhas, consiste em amparar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações. Consiste também em não se deixar influenciar pela corrupção do mundo.

YAHUCAF 2

Não à
discriminação

1-Meus irmãos, a fé em nosso Molkhiúl YAHUSHUA hol-MEHUSHKHAY, YAHU UL da glória, é incompatível com atitudes de parcialidade em relação às pessoas.

2-4-Se, no vosso local de reunião, entrar uma pessoa muito bem vestida e com jóias nos dedos, e ao mesmo tempo chegar alguém que é pobre e mal vestido; se, considerando a aparência vistosa do primeiro, lhe derem preferência, dizendo-lhe para se sentar no lugar de mais destaque; e se disserem ao pobre para ficar mesmo de pé, ou num canto da sala – não estão vocês assim a estabelecer diferenças e a fazer juízos determinados por pensamentos condenáveis?

5-Ouçam, queridos irmãos: YAHU UL tem escolhido gente pobre nesta terra para serem ricos na fé, garantindo-lhes a entrada no domínio do céu, que YAHU UL prometeu aos que o amam.

6-Mas daquela maneira desonraram o pobre. E não são geralmente os ricos que vos oprimem, e que vos arrastam aos tribunais?a

7-Não são eles também que desprezam o honroso Shúam (Nome) de hol-MEHUSHKHAY, que marca as vossas vidas de YAHUSHUAhim?

8-Se cumprirem com a mais importante lei de YAHU UL, contida na sua palavra, que é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, então fazem bem.


9-Mas, ao fazer diferenças entre as pessoas, estão a pecar; tornam-se assim culpados de transgredir essa lei de YAHU UL.

10-E o fato é que se alguém pretende cumprir cada mandamento da lei, e depois vier a tropeçar, desobedecendo a um só desses mandamentos, torna-se culpado em relação a toda a lei.

11-Porque o mesmo YAHU UL que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Portanto, se realmente não cometeres adultério, mas se matares, és culpado perante a lei.

12-Que as vossas palavras e os vossos atos sejam os de quem será julgado pela lei da liberdade.-

13-E esse julgamento será exercido sem compaixão sobre quem não teve misericórdia. Mas quem mostrar benignidade não terá receio do julgamento.

Fé sem
obras é morta

14-Meus irmãos, que interessa se alguém disser que tem fé em YAHU UL, e não fizer prova disso através de obras? Esse tipo de fé não salva ninguém.

15-Se um irmão ou irmã sofrer por falta de vestuário, ou por passar fome,

16-e se vocês lhe disserem: Procure mas é viver pacificamente, e vá-se aquecendo e comendo como puder, e se não lhe derem aquilo de que ele precisa para viver, uma tal resposta fará algum bem?

17-Assim também a fé YAHUSHUAhee, se não se traduzir em atos, é morta em si mesma.

18-Poderá até dizer-se: Você tem a fé; mas eu tenho obras. Mostre-me então a sua fé sem obras. Porque eu dou-lhe a prova da minha fé, através das minhas boas obras!

19-20-Você crê que há um só YAHU UL? Está muito certo. Mas lembre-se que os demônios também creem o mesmo, e tremem. Você é uma pessoa bem insensata se não conseguir compreender que a fé sem atos de nada vale.

21-Não mostrou o nosso pai Abruham que era justo através dos seus atos, ao oferecer a YAHU UL o seu filho, YAHUtz-kaq, sobre um altar?

22-Como vê, na sua vida a fé e as obras atuaram conjuntamente. A fé completou-se através dos atos

23-Foi por isso que as Qaotáv dizem: Abruham creu em YAHU UL, e YAHU UL o declarou justo. E foi chamado o amigo de YAHU UL.,

24-Estão a ver então que uma pessoa é considerada justa aos olhos de YAHU UL pelo que faz, e não só por crer.


25-Outro exemplo disso é Rahab, aquela mulher de má conduta. Ela foi salva por aquilo que fez, pois não teve medo de esconder os espias e ajudou-os a escaparem-se por outro caminho

26-Tal como o corpo está morto se não há espírito
nele, assim também a fé sem obras está morta.

YAHUCAF 3

O domínio
da língua

1-Meus irmãos, não se armem em sabichões. Não se esqueçam que quem ensina será sujeita a um julgamento mais rigoroso de YAHU UL.

2-Todos nós cometemos erros. Quem puder dominar perfeitamente o seu falar poderá considerar-se perfeito e capaz de controlar todo o seu ser

3-Podemos dominar um possante cavalo por meio dum pequeno freio na sua boca.

4-E um pequeno leme faz um grande navio virar para
onde o piloto quiser, mesmo quando há forte vento.

5-O mesmo se passa com a língua. Um membro bem pequeno, mas que pode gabar-se de grandes coisas! Uma floresta inteira pode ser incendiada por uma simples faísca.

6-Pois também a língua é como um fogo. Ela é mesmo um mundo de maldade, e é capaz de contaminar todo o nosso ser. Alimentada com o fogo do inferno, é capaz de inflamar a nossa existência.

7-Toda a espécie de animais se podem subjugar, animais ferozes, répteis, aves e até peixes. Todos se podem domar.

8-Mas ninguém consegue dominar a sua língua. É um mal que não se pode sujeitar, ela está sempre pronta a expelir veneno mortal.

9-Com ela damos haolúlim (louvores) a YAHU UL nosso YAHU ABí, e outras vezes dizemos as piores coisas contra os homens, que são feitos à
semelhança de YAHU UL.;o se esqueçam de que o grande Juiz está à porta.

10-Tomem como exemplos de resistência e de coragem os profetas, aqueles que vos falaram em Shúam (Nome) de YAHU UL.

11-Sempre temos considerado feliz quem resiste perante as provações. Ouviram da paciência de YAHAV e viram o que, no fim, YAHU UL lhe deu. Porque YAHU UL é cheio de bondade e de misericórdia.

12-Mas sobretudo nunca façam juras, meus irmãos, nem pelo céu, nem pela terra, ou por outra coisa qualquer. Mas quando tiverem que dizer sim, digam simplesmente sim, e quando for não, digam não, para que não venham a ser condenados.

O poder da
oração

13-Se alguém no vosso meio estiver aflito, que ore a YAHU UL. Quem estiver contente, que louve a YAHU UL.

14-Se alguém estiver doente, que chame os zaokanyáo (anciãos) da Oholyáo, os quais orarão por ele, e derramarão sobre ele azeite, em Shúam
(Nome) de YAHU UL.

15-A oração feita com fé curará o doente; e YAHU UL o
levantará; se ele tiver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

16-Confessem as vossas faltas uns aos outros, e também orem uns pelos outros; assim serão curados. A oração feita por um justo alcançará resultados muito grandes.


17-Uli-YAHU, por exemplo, era um homem com a mesma natureza que nós, e orando pediu com fervor que não chovesse, e durante três anos e meio não choveu sobre a terra.

18-Depois, tornou a orar, e o céu deu chuva e a terra voltou a produzir os seus frutos.

19-Se algum de vocês se tiver desviado da verdade, e outro o ajudar a voltar, irmãos,

20-lembrem-se disto: aquele que ajuda qualquer pecador a deixar o seu erro salvará essa alma da morte e contribuirá para o perdão de
muitos pecados.

YAHUCAF 4

1-Donde vêm as guerras e contendas entre vós? Porventura não vêm disto, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?

2-Cobiçais e nada tendes; logo matais. Invejais, e não podeis alcançar; logo combateis e fazeis guerras. Nada tendes, porque não pedis.

3-Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.  

4-Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra YAHU UL? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de YAHU UL.  

5-Ou pensais que em vão diz a escritura: O RÚKHA que ele fez habitar em nós anseia por nós até o ciúme?  

6-Todavia, dá maior graça. Portanto diz: YAHU UL resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes.  

7-Sujeitai-vos, pois, a YAHU UL; mas resisti ha-Satan, e ele fugirá de vós.  

8-Chegai-vos para YAHU UL, e ele se chegará para vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de espírito vacilante, purificai os corações.

9-Senti as vossas misérias, lamentai e chorai; torne-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria em tristeza.  

10-Humilhai-vos perante YAHU UL, e ele vos exaltará.  

11-Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão,fala mal da lei, e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz.  

12-Há um só legislador e juiz, aquele que pode salvar e destruir; tu, porém, quem és, que julgas ao próximo?  

13-Eia agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e ganharemos.  

14-No entanto, não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece.

15-Em lugar disso, devíeis dizer: Se YAHU UL quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo.  

16-Mas agora vos jactais das vossas presunções; toda jactância tal como esta é maligna.  

17-Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.  

YAHUCAF 5

1-Eia agora, vós ricos, chorai e pranteai, por causa das desgraças que vos sobrevirão.  

2-As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão roídas pela traça.  

3-O vosso ouro e a vossa prata estão enferrujados; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e devorará as vossas carnes como fogo. Entesourastes para os últimos dias.  

4-Eis que o salário que fraudulentamente retivestes aos trabalhadores que ceifaram os vossos campos clama, e os clamores dos ceifeiros têm chegado aos ouvidos de YAHU UL Tzavulyáo.  

5-Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes; cevastes os vossos corações no dia da matança.  

6-Condenastes e matastes o justo; ele não vos resiste.

7-Portanto, irmãos, sede pacientes até a vinda de YAHU UL. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba as primeiras e as últimas chuvas.  

8-Sede vós também pacientes; fortalecei os vossos corações, porque a vinda de YAHU UL está próxima.  

9-Não vos queixeis, irmãos, uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está à porta.  

10-Irmãos, tomai como exemplo de sofrimento e paciência os profetas que falaram em Shúam (Nome) de YAHU UL.  

11-Eis que chamamos bem-aventurados os que suportaram aflições. Ouvistes da paciência de YAHAV, e vistes o fim que YAHU UL lhe deu, porque YAHU UL é cheio de misericórdia e compaixão.  

12-Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; seja, porém, o vosso sim, sim, e o vosso não, não, para não cairdes em condenação.  

13-Está aflito alguém entre vós? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.  

14-Está doente algum de vós? Chame os zaokanyáo (anciãos) da Oholyáo, e estes orem sobre ele, ungido-o com óleo em Shúam (Nome) de Molkhiúl YAHUSHUA;  

15-e a oração da fé salvará o doente, e Molkhiúl YAHUSHUA o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

16-Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação.  

17-Uli-YAHU era homem sujeito às mesmas paixões que nós, e orou com fervor para que não chovesse, e por três anos e seis meses não choveu sobre a terra.  

18-E orou outra vez e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.  

19-Meus irmãos, se alguém dentre vós se desviar da verdade e alguém o converter,  

20-sabei que aquele que fizer converter um pecador do erro do seu caminho salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: