ministeriohorafinal

Colossenses

COLOSSENSES
1

 

1-2-Eu, Shaúl, escolhido por YAHU UL como mensageiro de YAHUSHUA hol-MEHUSHKHAY, e o irmão YAHUTAM, dirigimos-nos aos santos em Colossos – os irmãos fiéis em hol-MEHUSHKHAY – desejando-lhes a graça e a paz de YAHU UL nosso ABí (Pai).

 

Ação de
graças e oração

 

3-4-Sempre que oramos por vocês, exprimimos a YAHU UL, ha-ABí de nosso Molkhiúl YAHUSHUA hol-MEHUSHKHAY, a nossa gratidão, pois temos sabido da vossa fé em hol-MEHUSHKHAY YAHUSHUA e do vosso amor YAHUSHUAhee para com todo o povo de YAHU UL,

5-6-por causa da esperança que vos está reservado no céu. Essa esperança brotou em vocês depois que ouviram a mensagem de Verdade da Mensagem Gloriosa; a qual, assim como chegou até vocês, da mesma forma também tem ido por todo o mundo, dando frutos, tal como aconteceu no vosso meio, desde que ouviram e conheceram o verdadeiro significado da graça de YAHU UL.

7-É o que vos pregou Epafras, nosso querido colaborador, e que foi, para vocês, um fiel enviado de hol-MEHUSHKHAY.

8-Ele contou-nos todo o amor que o RÚKHA vos tem inspirado.

9-10-E por isso mesmo, nós também, desde o dia em que ouvimos falar a vosso respeito pela primeira vez, não temos cessado de orar por vocês, e de pedir que tenham um conhecimento cada vez mais completo da vontade de YAHU UL, através de uma clara compreensão e sabedoria das coisas espirituais, a fim de que a vossa conduta seja digna de YAHU UL, agradando-lhe em tudo, dando frutos em toda a espécie de atos bons, e crescendo no conhecimento de YAHU UL.

11-E que sejam fortalecidos pelo seu poder glorioso, para poderem suportar com paciência e com alegria as dificuldades.

12-E que saibam agradecer a YAHU UL que nos fez dignos de participar da herança que ele reserva aos crentes que vivem na sua luz.

13-Porque foi YAHU UL quem nos tirou do império das trevas e nos transferiu para o Reino do seu ha-BOR (Filho) amado;

14o qual comprou para nós a libertação do pecado, pelo preço do seu próprio DAM(sangue).

 

A glória de
hol-MEHUSHKHAY

 

15-Hol-MEHUSHKHAY é a imagem de YAHU UL invisível. Ele existe antes de YAHU UL ter criado todas as coisas e está acima de toda a criação

16-Na verdade, foi através dele que YAHU UL criou tudo o que há em shua-ólmaYA e sobre a terra, até os governantes, as autoridades, os que têm o poder e a força, tanto no mundo espiritual como no terreno. Tudo isso foi estabelecido por hol-MEHUSHKHAY, e para hol-MEHUSHKHAY.

.
17-Antes que tudo tivesse sido criado, já ele tinha existência; e todo o
universo se mantém graças a Ele.

18-Hol-MEHUSHKHAY é a cabeça da Oholyáo, a qual é o seu corpo. E é o princípio de uma vida nova, o primeiro a ter ressuscitado dos mortos, e é consequentemente o primeiro em tudo e sobre todas as coisas!

.
19-Porque YAHU UL em toda a sua plenitude decidiu estar presente em
hol-MEHUSHKHAY,

20-e por Ele YAHU UL reconciliou todas as coisas consigo mesmo. Hol-MEHUSHKHAY estabeleceu a paz com tudo que existe no céu e na terra por meio do seu DAM (sangue) no madeiro.

21-Portanto vocês também estão incluídos nessa obra de reconciliação, vocês que antes eram estranhos; vocês que até eram inimigos;

22-contudo agora YAHU UL vos fez seus amigos, através da morte do
próprio corpo humano de hol-MEHUSHKHAY. E agora podem apresentar-se perante YAHU UL purificados dos vossos pecados, sem culpa, irrepreensíveis,

23-na condição de permanecerem firmemente estabelecidos nos fundamentos da fé, sem se afastarem da esperança que a Mensagem Gloriosa fez nascer em vocês, o qual vos tem sido pregado, assim como também a toda a gente em todo o mundo, e do qual eu, Shaúl, me tornei o mensageiro.

 

O trabalho
de Shaúl pela Oholyáo (Congregação)

 

24-E é isso que faz a minha alegria: que eu esteja a sofrer por vossa causa. Estou assim a cumprir os sofrimentos que hol-MEHUSHKHAY me disse para assumir pela causa do seu corpo, que é a Oholyáo.

25- esta Oholyáo que eu sirvo e de que fui feito mensageiro por parte de YAHU UL, para proclamar a sua mensagem plena aos Gentíles.!

.
26-Essa mensagem era o plano que esteve oculto desde sempre, através dos séculos e foi agora revelado aos crentes;

27-aos quais quis dar a conhecer toda a riqueza e o caráter glorioso deste projeto não revelado antes aos homens. Em síntese é isto: Hol-MEHUSHKHAY ocupando todo o vosso ser; o que é já garantia total da vida eterna passada na glória de YAHU UL, que é a nossa esperança agora.

28-É pois hol-MEHUSHKHAY que anunciamos, ensinando e aconselhando toda a gente, segundo com toda a sabedoria, para que possamos trazer à presença de YAHU UL todo o ser humano, tornado perfeito e hol-MEHUSHKHAY.

29-Este é o meu trabalho, e é também um combate que eu travo com a Força de YAHU UL que atua em mim poderosamente.

 

COLOSSENSES
2

 

1-Eu quero que saibam como luto muito por vocês, pelos crentes de Laodiceia, e em geral por todos os que até nem me conhecem pessoalmente.

2-O meu alvo é estejam encorajados, unidos no amor YAHUSHUAhee, e enriquecidos com uma compreensão perfeita desse tal plano de YAHU UL agora descoberto, que é hol-MEHUSHKHAY,

3-em quem estão como que armazenados todos os tesouros da ciência e da sabedoria.

4-E se eu digo isto é para que ninguém vos engane com palavras sedutoras.

5-Porque ainda que eu esteja longe, contudo em espírito estou convosco, alegrando-me por constatar que estão a viver como devem, e também pela firmeza da vossa fé em hol-MEHUSHKHAY.

 

Liberdade
em hol-MEHUSHKHAY

 

6-Sendo então que vocês receberam já YAHUSHUA hol-MEHUSHKHAY como vosso Molkhiúl, procurem agora andar nele.

7-Que as raízes do vosso ser se implantem em hol-MEHUSHKHAY, que hol-MEHUSHKHAY seja o alicerce sobre o qual a vossa vida é construída com solidez, através da vossa fé nele, fiéis ao que vos foi ensinado, e abundando em gratidão a YAHU UL, por tudo que ele tem feito.

8-Tenham cuidado para que ninguém vos domine por meio de filosofias engenhosas e enganadoras, baseadas em tradições humanas e refletindo a sabedoria falível deste mundo, mas que não corresponde à doutrina de hol-MEHUSHKHAY.

9-Com efeito, na própria pessoa de hol-MEHUSHKHAY habita corporalmente toda a plenitude da Divindade.

10-Portanto, estando em comunhão com ha-MEHUSHKHAY, temos tudo
através dele, que está sobre toda a autoridade ou governo

11-É em hol-MEHUSHKHAYque participamos na verdadeira circuncisão, aquela que consiste, não num corte físico feito no corpo humano, mas na circuncisão de hol-MEHUSHKHAY, que nos liberta da nossa natureza pecadora.

12-Quando se batizaram, foram como que sepultados com ha-MEHUSHKHAY; e, pela fé no poder de YAHU UL que o ressuscitou dos mortos, também renasceram.

13-Estando mortos devido ao pecado que dominava a vossa vida, YAHU UL vos deu uma nova vida juntamente com ha-MEHUSHKHAY, perdoando-vos todos os pecados.

14-O nosso cadastro, que nos servia de acusação, foi como que apagado, com todo o rol das nossas transgressões da lei de YAHU UL, e foi pregado no madeiro

15-E aí as forças e os poderes foram despojados e foram denunciados perante o mundo inteiro. Hol-MEHUSHKHAY, por si mesmo, triunfou sobre eles.

16-Portanto ninguém tem o direito de vos julgar quanto ao que comem ou bebem, nem quanto a comemorações de celebrações religiosas, ou celebração de luas novas ou de Shábbos

17-Tudo isso não são mais do que atos simbólicos referentes a coisas futuras; mas realidade é hol-MEHUSHKHAY.

18-Que ninguém vos domine sob pretexto de um falso culto de anjos e de formas exteriores de humildade, apoiando-se em visões que afinal nunca tiveram; é gente inchada pela sua própria esperteza:

19-mas a verdade é que não estão ligados à cabeça, à qual todos nós estamos unidos como um corpo estruturado e mantido através dos seus ligamentos, o qual vai crescendo e se desenvolve segunde YAHU UL lhe concede.

20-22-Se pois vocês já estão mortos com ha-MEHUSHKHAY, porque vos carregam ainda de novos mandamentos como se nada tivesse mudado em relação à velha maneira de viver? E continuam a subjugar-vos com regras como: Não toques nisto, não comas disso, não uses aquilo! Tudo isso não passa de meros preceitos e doutrinas humanas que perdem validade com o tempo.

23-Podem ter uma certa aparência de sabedoria, pela devoção, pela falsa humildade e pela severidade para com o corpo, mas não têm qualquer valor no domínio dos impulsos carnais.

 

COLOSSENSES
3

 

Vivendo a
vida nova

 

1-Portanto, visto que já ressuscitaram com ha-MEHUSHKHAY, busquem as coisas que são de cima, onde hol-MEHUSHKHAY está sentado à direita de YAHU UL.

2-Que as coisas celestiais encham o vosso pensamento, e não as que são terrenas.

3-Porque vocês já morreram com ha-MEHUSHKHAY; e agora a vossa vida está escondida com ele em YAHU UL.

4-E quando hol-MEHUSHKHAY, que é a nossa vida, vier de novo, então participaremos da sua Glória.

5-Portanto, mortifiquem os impulsos da vossa carne, tais como a imoralidade sexual, os pensamentos sujos, os apetites descontrolados, as paixões infames, e a avareza, que é uma forma de idolatria.

.
6-A severa justiça de YAHU UL cairá sobre todos os que praticam tais coisas.

7-E vocês antes eram desses, vivendo nesse mundo de coisas vis

8-Mas, agora, deixem tudo isso para trás – o ódio, a ira, a maldade, a crítica maldosa, o vocabulário indecente;

9-e não mintam! Porque já deitaram fora a vida passada
com tudo isso que lhe era próprio

10-Agora estão revestidos duma nova vida que se vai renovando no conhecimento, segundo a imagem daquele que a criou.

11-Nesta vida nova não conta o ser YAHÚ-di ou ser Grego; tão-pouco aí se faz discriminação entre os que são circuncidados e os que são pagãos; nem importa a posição econômica e social. Mas, sim, que hol-MEHUSHKHAY ocupe todo o lugar na vida de todos!

12-Assim, como pessoas escolhidas por YAHU UL, separadas para YAHU UL que vos amou, revistam-se de profundo amor para com os outros, de compaixão, de um caráter bom, que sabe dar provas de paciência e tolerância; com a humildade de quem sabe, no fundo, o que vale, sejam pacientes uns para com os outros.

13-Devem suportar as faltas uns dos outros e perdoar a quem vos ofende, tal como também hol-MEHUSHKHAY em tudo vos perdoou.

14-E sobretudo deixem que toda a vossa vida seja dirigida pelo amor, que é a força capaz de nos unir no caminho da perfeição.

15-E que a paz de hol-MEHUSHKHAY domine os vossos corações, pois foi para isso que foram chamados a viver, como membros de um só corpo. E que haja gratidão em vós.

16-Que a palavra de hol-MEHUSHKHAY habite permanentemente nas vossas vidas, enriquecendo os vossos espíritos de sabedoria, de forma a poderem comunicá-la uns aos outros, e a poderem aconselhar-se mutuamente, até mesmo através de TEHILLIM, hinos e cânticos espirituais, cantando a YAHU UL com alegria e com gratidão nos vossos corações.

.
17-E tudo quanto fizerem ou disserem que seja na dependência do Molkhiúl
YAHUSHUA; é através dele que o vosso agradecimento é dado a YAHU UL.

 

Relações no
lar e no trabalho

 

18-As esposas sujeitem-se aos seus maridos, como convém a mulheres que pertencem a YAHU UL.

19-Os maridos, que amem as suas mulheres, e não as tratem com dureza.
20-Quanto aos filhos, devem ser obedientes aos pais, porque é assim que darão alegria a YAHU UL.

21-Pelo vosso lado, pais, não exasperem os filhos, o que pode
levá-los ao desânimo.

22-Vocês, trabalhadores, devem obedecer aos vossos patrões em tudo que fazem. Tentem agradar-lhes sempre, não apenas quando estão a ser observados. Obedeçam de boa vontade por causa do vosso temor reverente para com YAHU UL

23-Trabalhem bem e com agrado em tudo que fazem, como estivessem a
trabalhar para YAHU UL e não para as pessoas.

24-Lembrem-se que YAHU UL vos dará uma herança por recompensa, e o patrão que estão a servir é hol-MEHUSHKHAY.

.
25-Mas se fizerem o que é mau, serão retribuídos pelo mal que fizerem. Porque YAHU UL não faz diferenciação entre as pessoas.

 

COLOSSENSES
4

 

1-E quanto a vocês, patrões e chefes, pratiquem a justiça e a imparcialidade, sem se esquecerem de que acima de vocês também existe um Molkhiúl (Governante), em shua-ólmaYA.

 

Orando e
testemunhando

 

2-3-Persistam na oração, vigiando nela numa atitude de gratidão. Não se esqueçam também de orar por nós para que YAHU UL nos dê novas oportunidades de anunciar a sua palavra e de revelarmos o significado da obra de hol-MEHUSHKHAY; aliás é por isso mesmo que me encontro preso.

4-Que eu possa pois pregar esta mensagem tão claramente como é meu dever.

5-Conduzam-se sempre com sabedoria em relação aos não-crentes, procurando aproveitar o melhor possível todas as ocasiões.

6E aquilo que disserem que seja agradável, como que temperado com sal, para saberem responder a de cada um.

 

Saudações

 

7-Tishíco, nosso querido irmão, meu companheiro dedicado no serviço de YAHU UL, vos dará a conhecer como estou a passar

8-Enviei-o até aí para levar notícias nossas, e para vos animar

9-Com ele vai também Onésimo, um homem fiel, a quem muito
queremos, e que é um dos vossos. Eles vos farão saber tudo o que por aqui se passa.

10-Aristarco, que aqui está também preso comigo, manda-vos cumprimentos, assim como Marcos, primo de Bornaví, acerca do qual já vos mandei indicações. Se ele for ver-vos, preparem-lhe uma boa recepção.

11-Também YAHUSHUA, mais conhecido por Tzaodóq, vos envia recomendações. Estes três são os únicos YAHUSHUAhim YAHÚ-dim que trabalham comigo no avanço do reino de YAHU UL, e que têm sido para mim de grande apoio.

12-Também Epafras, da vossa cidade e agora aqui ao serviço de hol-MEHUSHKHAY YAHUSHUA, vos manda as saudações. Ele tem combatido sem desfalecer, pela oração, a vosso favor, para que se conservem firmes, amadurecidos, através do conhecimento de toda a vontade de YAHU UL.

.
13-Posso garantir-vos do seu grande interesse por vocês, assim como pelos crentes de Laodiceia e de Hierápolis

14-Também Lucas, o médico que tanto estimamos, e Demas vos cumprimentam.

15-Deem as nossas saudações aos YAHUSHUAhim de Laodiceia, assim como a Nimfa, e à Oholyáo que se reúne na sua casa.

.
16-Depois de terem lido esta carta passem-na aos crentes de Laodiceia; e a que mandei para Laodiceia, leiam-na vocês também

17-Em especial para Arquipo aqui vai um conselho: tem cuidado quanto ao serviço que YAHU UL te mandou fazer, pois deves cumpri-lo.

18-Aqui vai escrita a minha saudação, com o meu próprio
punho. Lembre-se de mim, aqui na prisão. Que a Bênção de YAHU UL seja convosco.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: