ministeriohorafinal

1 Coríntios

1 CORINTIOS
1

 

1-2Shaúl, escolhido por YAHU UL para ser o enviado de YAHUSHUA hol-MEHUSHKHAY, e o irmão Sóstenes, escrevemos esta carta à Oholyáo de YAHU UL em Corinto, a vocês chamados por YAHU UL para serem o seu santo povo, e também a todos os que, por toda a parte, invocam o Shúam (Nome) de YAHUSHUA hol-MEHUSHKHAY, Molkhiúl deles e nosso.

3-Que YAHU UL nosso YAHU ABí e o Molkhiúl YAHUSHUA hol-MEHUSHKHAY vos
dê a sua graça e a sua paz.

 

Agradecimento
a YAHU UL

 

4-Agradeço continuamente a YAHU UL pelos dons maravilhosos que vos deu através de hol-MEHUSHKHAY YAHUSHUA.

5-Ele enriqueceu toda a vossa vida. Ajudou-vos a dar testemunho dele e deu-vos uma compreensão plena da verdade.

6-Tudo o que eu vos disse que hol-MEHUSHKHAY poderia ter feito por vocês aconteceu!

7-Agora vocês desfrutam de todos os dons espirituais necessários para fazer a sua vontade, durante este tempo em que esperamos pelo regresso de nosso Molkhiúl YAHUSHUA hol-MEHUSHKHAY.

8-E YAHU UL também vos garante que vos manterá fortes até ao fim e que serão por ele considerados isentos de culpa no dia em que hol-MEHUSHKHAY há-de voltar.

9-Porque YAHU UL, que vos chamou para um relacionamento maravilhoso com seu ha-BOR YAHUSHUA hol-MEHUSHKHAY nosso Molkhiúl, sempre cumpre aquilo que diz.

 

Divisões na
Oholyáo

 

10-Irmãos, suplico-vos que, em nome de nosso Molkhiúl YAHUSHUA hol MEHUSHKHAY, não se criem divisões no vosso meio. Imploro-vos que sejam unidos numa só maneira de pensar, num só propósito.

11-Porque alguns dos membros da família de Cloé contaram-me das vossas disputas.

12-Alguns andam dizendo, eu sou adepto de Shaúl; e outros por seu lado afirmam ser seguidores de Apolo, e outros ainda de Kafos; e outra parte também diz serem só eles os verdadeiros seguidores de hol-MEHUSHKHAY.

13-Estará hol-MEHUSHKHAY dividido em muitos pedaços, terei sido por acaso eu, Shaúl, quem morreu pelos vossos pecados? Foi algum de vocês batizado em meu próprio nome?

14-Estou bem contente, agora que não tenha batizado nenhum de vocês, com exceção de Crispo e Gaio.

15-Porque assim ninguém poderá pensar que eu tenha tentado inaugurar uma espécie de Oholyáo de Shaúl.

16-(Lembro-me ainda que batizei a família de Estéfanas, mas creio que
não batizei mais ninguém.)

17-Porque hol-MEHUSHKHAY não me enviou para fazer Batismos, mas pregar a Mensagem Gloriosa. E nem sequer a minha pregação é feita com eloquência, para não tirar poder à mensagem da poste de hol-MEHUSHKHAY.

 

Hol-MEHUSHKHAY,
a sabedoria e o poder de YAHU UL

 

18-Eu sei bem como parece uma loucura, para os que estão perdidos, dizer que YAHUSHUA morreu no madeiro para os salvar. Mas, para nós que estamos salvos, isso é a expressão do poder de YAHU UL.

19-Porque está escrito:Destruirei a sabedoria dos sábios,aniquilarei a inteligência dos inteligentes.

20-Então, e quanto a esses sábios, esses eruditos, esses comentadores das grandes questões mundiais? YAHU UL tornou a sua sabedoria em insensatez.

21-Porque YAHU UL, na sua sabedoria, determinou que o homem não o encontraria através da sua inteligência; por isso se manifestou para salvar todos os que creem na sua mensagem, essa mesma que o mundo acha absurda.

22-Para os YAHÚ-dim ela parece absurda porque pedem, por prova, um sinal dos shua-ólmaYA; e para os Gentíles também porque apenas aceitam o que está de acordo com a sua filosofia.

23-É assim que quando pregamos sobre hol-MEHUSHKHAY ter sido Sacrificado, os YAHÚ-dim escandalizam-se e os Gentíles dizem que é loucura.

24-Mas para os que foram chamados para a salvação, tanto YAHÚ-dim como não-YAHÚ-dim, hol-MEHUSHKHAY é a força poderosa de YAHU UL e a sabedoria de YAHU UL.

25-O plano de YAHU UL, considerado absurdo, é afinal bem mais inteligente do que o mais sábio dos planos construídos pelos homens. E YAHU UL, naquilo que os homens podem considerar como uma fraqueza, é bem mais forte do que qualquer força humana.

26-Reparem, irmãos, que mesmo no vosso meio, entre os que seguem hol-MEHUSHKHAY, são poucos os que pertencem a altos estratos sociais, ou têm poder ou riquezas.

27-Pelo contrário, YAHU UL escolheu de propósito as coisas que a sociedade considera absurdas para envergonhar aqueles que pensam ser sábios. E ele escolheu as pessoas fracas para envergonhar as que têm poder.

28- YAHU UL escolheu coisas que, no mundo, são insignificantes, que não valem nada, e usou-as para aniquilar o que o mundo considera importante,

29-para que ninguém se orgulhe seja do que for na presença
de YAHU UL.

30- por ele que vocês estão em de YAHUSHUA hol-MEHUSHKHAY. Ele tornou-se a sabedoria de YAHU UL, para nosso benefício. Foi ele quem cumpriu para nós a justiça de YAHU UL; tornou-nos santos e deu-se a si próprio para nossa salvação.

31-Tal como se diz nas Qaotáv: Quem se quiser gloriar que se glorie no que YAHU UL tem feito.

 

1 CORINTIOS
2

 

1-Caros irmãos, quando estive convosco, não empreguei palavras caras nem ideias fascinantes para vos transmitir a mensagem de YAHU UL.

2-Decidi que havia de falar apenas de YAHUSHUA hol-MEHUSHKHAY e da sua morte no madeiro.

3-Aliás apresentei-me junto de vocês consciente da minha fraqueza; eu vinha cauteloso e com receio.

4-A minha pregação foi muito simples, nada de retórica nem de sabedoria humana, mas o poder do RÚKHA hol-HODSHUA atuava, provando que essa mensagem era de YAHU UL,

5-para que a vossa fé se apoiasse no poder de YAHU UL, e não no brilho de ideias meramente humanas.

 

A sabedoria
de RÚKHA (Espírito)

 

6-É claro que entre os crentes com maturidade espiritual, exprimo-me com palavras de sabedoria celestial, e não daquela espécie que é característica desta terra e das pessoas em grande evidência neste mundo, que afinal estão destinadas a desaparecer.

7-Toda a sabedoria de que falamos é originária de YAHU UL, é a expressão do sábio plano de YAHU UL, desconhecido nos tempos antigos, ainda que tivesse sido elaborado em nosso benefício, antes que o mundo fosse criado.

8-Mas as altas personalidades deste mundo nada compreenderam dele; caso contrário não teriam sacrificado o Molkhiúl (Rei) da glória.

9-É esse o sentido das Qaotáv quando dizem: As coisas que as pessoas jamais viram, nem ouviram,nem sequer puderam imaginar, foram as que YAHU UL preparou para os que o amam.

10-E nós conhecemo-las porque YAHU UL enviou o seu RÚKHA para no-las revelar; o seu RÚKHA perscruta e revela-nos os pensamentos mais profundos e escondidos de YAHU UL.

11-Ninguém pode conhecer o que uma pessoa está a pensar, e como ela é
realmente no seu íntimo, senão a própria pessoa. Também ninguém pode conhecer os pensamentos de YAHU UL, se não for o seu próprio RÚKHA.

12-E YAHU UL deu-nos o seu RÚKHA, e não o espírito característico deste mundo, para que nos revele as dádivas que ele graciosamente nos concede.

13Ao dizer-vos isto não usamos palavras de sabedoria humana. Nós falamos palavras que nos são dadas pelo RÚKHA, e assim usamos as palavras do RÚKHA para explicar verdades espirituais.


14Uma pessoa que não tenha o RÚKHA-YAHU não pode compreender as coisas que o RÚKHA hol-HODSHUA nos ensina. Parece-lhe loucura, pois que só pelo RÚKHA hol-HODSHUA se podem perceber.

15-Uma pessoa Espiritual têm o Discernimento de todas as coisas, mas os que são deste mundo não podem entendê-las.

16-Como poderiam? Porque:Quem seria capaz de conhecer os pensamentos de YAHU UL,de ser seu conselheiro. Mas nós compreendemos estas coisas porque temos a mente de hol-MEHUSHKHAY.

 

1 CORINTIOS
3

 

Shaúl e
Apolo, servos de hol-MEHUSHKHAY

 

1-Meus irmãos, quando estive convosco, eu não pude falar-vos como se fossem YAHUSHUAhim amadurecidos. Tive que falar-vos como se fossem ainda criancinhas na vida YAHUSHUAhee.

2-Tive necessidade de vos alimentar com leite, em vez de
alimento sólido, porque não teriam podido digeri-lo. Nem o podem ainda.

3-Porque vocês são ainda YAHUSHUAhim controlados antes pelos seus próprios desejos e não pelos de YAHU UL. Quando têm invejas uns dos outros e se dividem em grupos desavindos, não é isso prova de que ainda só querem fazer a vossa vontade, e de que se comportam como gente que ainda não pertence a YAHU UL?

4-Quando um de vocês diz, Eu sou um seguidor de Shaúl, e outro diz, Eu prefiro Apolo, não estão a agir como descrentes?

5-Porque, afinal, quem sou eu, e quem é Apolo? Não somos nós apenas servos de YAHU UL, cada um com a capacidade que YAHU UL lhe deu, e por intermédio de quem se tornaram crentes?

6-A minha missão consistiu em plantar a semente nos vossos corações; Apolo regou-a. Mas no fim de contas foi YAHU UL – e não nós – quem fez crescer essa sementeira.

7-A pessoa mais importante não é aquela que semeia, ou que rega. YAHU UL sim é importante, porque só ele produz o crescimento.

8-Apolo e eu estamos a trabalhar associadamente, ainda que cada um venha a ser recompensado segundo o trabalho próprio.

9-Nós não somos mais do que cooperadores com YAHU UL. Vocês são o campo de YAHU UL. Vocês são o edifício construído por YAHU UL e não por nós.

10- YAHU UL, na sua bondade, ensinou-me a ser bom arquitecto; e assim eu pus os fundamentos, e agora outro continua a construção. Que cada um veja bem como edifica!

11-Ninguém pode pôr nenhum outro alicerce que não seja aquele que já
está posto: YAHUSHUA hol-MEHUSHKHAY.

12-Mas a verdade é que há muitas espécies e materiais que podem ser usados para construir sobre esse fundamento. Uns usam ouro, prata e pedras preciosas; mas outros empregam madeira e até feno, e mesmo palha!

13-Está a chegar a ocasião em que perante o tribunal de hol-MEHUSHKHAY será posto à prova a espécie de material que cada construtor usou. O trabalho de cada um passará como que pelo fogo para que se possa constatar qual o que é realmente resistente.

14-Então quem trabalhou construindo sobre o bom alicerce e com o material conveniente, se a sua obra se tiver mantido, receberá a justa paga.

15-Mas se o edifício arder, grande será o prejuízo do seu construtor. Contudo ele próprio será salvo; mas é como um homem que tivesse escapado de um incêndio.

16-Vocês não se dão conta de que constituem o Templo de YAHU UL, e que o RÚKHA-YAHU vive em vocês?

17-Se alguém estragar a casa de YAHU UL, YAHU UL o destruirá. Porque a habitação de YAHU UL é santa; e cada um de vocês é o seu Templo.

18-Não se enganem a si próprios. Se alguém se tem por muito sábio, neste mundo, faria melhor em deixar que o considerem louco, para aceder à verdadeira sabedoria.

19-Porque a sabedoria deste mundo não é mais do que loucura perante YAHU UL. Como está escrito:  YAHU UL usa a própria habilidade intelectual da criatura para a levar a reconhecer a sua própria fraqueza.

20-E também:  YAHU UL conhece os pensamentos dos sábios, e como os seus esforços são vãos.

21-Por isso, que ninguém sinta orgulho em seguir um determinado líder. Porque YAHU UL já vos deu tudo aquilo de que precisam.


22-Vocês têm Shaúl, Apolo e Kafos para vos ajudarem. YAHU UL deu-vos o mundo inteiro para usarem dele; vocês estão acima da vida e da própria morte; ele deu-vos o presente, e todo o futuro. Tudo é vosso,

23-e vocês pertencem a hol-MEHUSHKHAY e hol-MEHUSHKHAY pertence a YAHU UL.

 

1 CORINTIOS
4

 

A condição
dos emissários

 

1-Que as pessoas pois nos encarem como estando ao serviço de hol-MEHUSHKHAY, explicando os seus enigmas

2-É evidente que se exige a alguém que presta serviços que faça exatamente o que lhe dizem para fazer.

3-Vocês sabem que eu não me deixo afetar pelo que poderão pensar a esse respeito, vocês ou seja quem for. Nem pelo meu próprio juízo a este respeito eu me deixo influir.

4-Aliás a minha consciência em nada me acusa; mas nem isso me serve de justificação. É o próprio YAHU UL quem me examinará e me julgará.

5-Por isso não se precipitem em juízos, antes da vinda de YAHU UL. Quando YAHU UL vier, ele trará luz sobre todas as coisas, as mais escondidas, para que se veja exatamente o que cada um de nós é no íntimo do coração. E YAHU UL dará a cada um o louvor que merecer.

6-Meus irmãos, eu tomei-me a mim próprio e a Apolo como exemplos para ilustrar aquilo que tenho vindo a dizer: o que vocês pensam deve ser submetido ao que dizem as Qaotáv. De entre aqueles que vos ensinam as coisas de YAHU UL, não devem envaidecer-se a respeito deste e em desfavor daquele.

7-Porque donde vos vem essa presunção de se porem a fazer diferenças? Afinal que sabem vocês que não vos tenha sido revelado por YAHU UL? E se tudo o que têm vem de YAHU UL, por que razão atuar como se tivessem realizado algo por si mesmos?

8-Vocês pensam que já têm tudo que precisam! Já são ricos! Sem nós, tornaram-se reis! Eu desejaria que vocês estivessem já nos vossos tronos, porque isto significaria que nós estaríamos a reinar também.

9-Contudo, por vezes penso que YAHU UL nos pôs a nós, emissários,
no lugar mais baixo da escala social, a par de condenados à morte; vamos como que numa parada triunfal ao lado dos prisioneiros que vão ser executados, e expostos em espetáculo ao mundo inteiro e também aos anjos.

10-Nós tornamo-nos loucos pela causa de hol-MEHUSHKHAY, e vocês como que os sábios. Nós somos os fracos, e vocês os fortes! Vocês são considerados por toda a gente, mas de nós as pessoas riem.

11-Até este momento temos passado fome e sede, sem ter sequer roupa suficiente para nos agasalharmos, somos maltratados e perseguidos, e nem temos morada certa.

12-Temos trabalhado duramente, com nossas próprias mãos para
ganhar a vida. Abençoamos quem nos amaldiçoa. Somos pacientes para quem nos
fere.

13-Respondemos com calma aos insultos. Até agora temos sido tratados como a sujeira das valetas, o lixo do mundo.

14-Não estou a escrever-vos estas coisas para vos chocar, mas para vos avisar, como a filhos queridos.

15-Porque ainda que tivessem tido dez mil pessoas a ensinar-vos sobre hol-MEHUSHKHAY, lembrem-se que só a mim tiveram como pai espiritual; pois que fui quem vos levou a hol-MEHUSHKHAY quando vos anunciei a Mensagem Gloriosa.

16-Por isso vos peço que sejam meus imitadores, fazendo o que eu faço.

17-Eis a razão por que vos envio YAHUTAM: para vos ajudar nesse sentido. Porque ele é também um dos que eu ganhei para hol-MEHUSHKHAY, um querido filho espiritual, e digno de toda a confiança. Ele vai lembrar-vos de tudo o que tenho ensinado acerca de hol-MEHUSHKHAY nas Oholyáos por onde tenho passado.

18-Sei que alguns se tornaram arrogantes, pensando que eu estou hesitante em ir tratar pessoalmente destes assuntos convosco.

19-Mas o certo é que irei, e em breve, se YAHU UL permitir. E então verei se por detrás do orgulho dessas pessoas sempre haverá alguma virtude espiritual, ou se não passa tudo de palavras.

20-Porque o reino de YAHU UL não é só discursos; é sobretudo viver pelo poder de YAHU UL.

21E que é que preferem? Que eu vá com intuito de repreensão, ou com amor e bondade?

 

1 CORINTIOS
5

 

Disciplinando
um caso de imoralidade

 

1-Fala-se muito por toda a parte da imoralidade sexual tolerada no vosso meio, tão má que nem sequer entre os descrentes se encontra: um homem na vossa Oholyáo (Congregação) está a viver em pecado com a mulher de seu pai.

2-Como se justifica então a vossa presunção? Não seria antes caso para chorar de tristeza, e para tirar já esse indivíduo do vosso meio?

3-5-Ainda que não estando entre vocês, contudo espiritualmente estou presente. Em Shúam (Nome) de nosso Molkhiúl YAHUSHUA hol-MEHUSHKHAY já decidi o que devia fazer-se. Vocês devem convocar a assembleia da Oholyáo – o poder do Molkhiúl YAHUSHUA será convosco nessa reunião, e eu mesmo, em espírito, também estarei junto de vocês – e então expulsem essa pessoa do seio da Oholyáo, sendo assim entregue nas mãos de ha-Satan, para que a sua natureza pecadora seja destruída; que pelo menos a sua alma permaneça salva para o dia em que o nosso Molkhiúl YAHUSHUA hol-MEHUSHKHAY voltar.

6-Não é bom que se gabem da vossa espiritualidade, e que uma tal situação se mantenha. Não se dão conta de que se se tolerar que, uma só pessoa que seja, continue a pecar em breve as outras todas serão afetadas? Tal como é costume dizer: basta um pouco de levedura para fermentar a massa toda.


7-Limpem-se pois de toda essa velha levedura; tornem-se uma massa sem fermento para que todos se mantenham incontaminados. Hol-MEHUSHKHAY (o Messias), o cordeiro de YAHU UL, foi sacrificado em nosso lugar.

8-Celebremos pois essa celebração espiritual, deixando para trás o fermento da maldade, a antiga vida, podre de tanto vício, de tanto pecado. Que em vez disso participemos nessa celebração espiritual com o pão puro da sinceridade e da verdade.

9-Já antes vos tinha escrito que não se misturassem com gente imoral.

10-Mas não me estava a referir aos descrentes que vivem na imoralidade sexual, que são gananciosos, ladrões, que se entregam à idolatria; porque então vos seria necessário sair do mundo.

11-Mas o que eu queria dizer era que não devem associar-se com alguém
que, dizendo-se YAHUSHUAhee, continue a viver na imoralidade, na avareza, no roubo, na idolatria, na maledicência e em bebedeiras. Nem sequer comam com tais pessoas.

12-Não nos compete a nós julgar os de fora. Mas é sem dúvida nossa
obrigação de julgar os que estão dentro da Oholyáo e que estão a pecar dessas
maneiras.

13- YAHU UL julgará os que estão de fora; mas as Qaotáv dizem:
Expulsem a pessoa de má conduta do vosso meio.

 

1 CORINTIOS
6

 

Problemas
entre os crentes

 

1-Como é que acontece que quando têm alguma coisa contra outro YAHUSHUAhee esperam que seja um tribunal secular a decidir a questão, em vez de a resolverem entre crentes?


2-Não sabem que nós, os YAHUSHUAhim, havemos de julgar o mundo? Como é que não são capazes de encontrar solução para essas pequenas divergências no vosso meio?

3-Não compreendem que nós, YAHUSHUAhim, julgaremos até os anjos? Por isso deveriam ser capazes de resolver no vosso meio os problemas desta vida.

4-Se têm questões legais para resolver, por que vão procurar os juízes lá fora que não são respeitados pela Oholyáo?

5-Digo isto para vossa vergonha. Será que em toda
a Oholyáo não há ninguém capaz de resolver tais diferendos?

6-É assim pois necessário que um YAHUSHUAhee chegue ao ponto de meter um outro em processo, e acusar o seu irmão na presença de descrentes?

7-Que tais processos possam existir já é uma derrota para vocês como YAHUSHUAhim. Porque não receber simplesmente a ofensa sem reagir? Seria melhor ficar-se antes prejudicado.

8-Mas em vez disso são vocês mesmos que fazem o mal, enganando-se uns aos outros, até aos próprios irmãos na fé.

9-10-Não sabem que quem faz tais coisas não pode participar no
reino de YAHU UL? Não se deixem enganar; ninguém que viva na imoralidade sexual, que pratique a idolatria ou o adultério ou a homossexualidade terá parte no seu Reino; nem tão-pouco os espoliadores, os avarentos, os bêbedos, os caluniadores, os violentadores.

11-E houve um tempo em que alguns de vocês foram
como eles. Mas agora os vossos pecados foram lavados, e vocês foram separados para YAHU UL, o qual vos aceitou em razão daquilo que o Molkhiúl YAHUSHUA hol-MEHUSHKHAY e o RÚKHA do nosso YAHU UL fez por vocês.

 

Imoralidade
sexual

 

12-Tudo me é permitido mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por coisa alguma.

13-Por exemplo, a comida: YAHU UL deu-nos apetite para
o alimento e um estômago para o digerir. Mas o dia vai vir em que YAHU UL acabará tanto com o estômago como com o alimento. Já com a prostituição o caso não é o mesmo porque não foi para tal que os nossos corpos foram feitos, mas para YAHU UL, que os quer encher dele mesmo.

14-E YAHU UL, pelo seu poder, ressuscitará os nossos corpos dentre os mortos, tal como ressuscitou nosso Molkhiúl YAHUSHUA hol-MEHUSHKHAY.

15-Não estão a ver que os vossos corpos são membros de hol-MEHUSHKHAY? Sendo assim poderia eu tomar uma dessas partes de hol-MEHUSHKHAY e uni-la a uma prostituta? Nunca.

16-Não sabem vocês que aquele que se junta com uma prostituta se torna parte dela e ela dele? Porque YAHU UL diz-nos na Qaotáv: Os dois se tornam num só.

17-Mas aquele que se der a YAHU UL, torna-se um só espírito com ele.

18-Fujam de toda a ligação sexual ilícita! Nunca outro pecado atinge tanto o corpo como este; é como um pecado contra o seu próprio corpo.

19-Não aprenderam já que o vosso corpo é a morada do RÚKHA hol-HODSHUA que YAHU UL vos deu e que vive portanto em vocês. Por isso o vosso corpo não vos pertence.

20-Porque YAHU UL vos comprou por um preço elevado. Sendo assim, usem todo o vosso ser, tanto o corpo como o espírito, para a glória de YAHU UL, porque a ele pertencem.

 

1 CORINTIOS
7

 

O casamento

 

1-Agora, quanto àqueles assuntos sobre os quais me escreveram, sim, é bom viver uma vida de solteiro.

2-Mas porque há tanta imoralidade sexual, cada homem deve ter a sua esposa e cada mulher deve ter o seu marido.

3-O homem deve dar à sua mulher tudo a que ela tem direito como mulher casada, e o mesmo devera fazer a mulher.

4-Uma mulher que casa deixa de ter sozinha direito sobre o seu próprio corpo, porque o seu marido passa também a ter direitos sobre ele; o mesmo acontece com o marido que deixa de ter direito absoluto sobre o seu corpo, o qual passa também a pertencer à sua mulher.

5-Não recusem pois esses direitos um ao outro, a não ser por acordo mútuo, por um tempo limitado, para poderem dar-se mais completamente à oração. Mas após isso devem juntar-se novamente. Isto para que ha-satan não possa tentá-los por falta de domínio próprio.

6-Não estou a dizer isto como uma ordem, mas como uma concessão em relação ao casamento.

7-Eu, pessoalmente, gostaria que os homens fossem como eu. Mas não somos todos iguais. A uns YAHU UL dá o dom de se casarem, e a outros dá-lhes o dom de poderem ser felizes sem casar.

8-Agora eu digo aos que não casaram e às viúvas,que é melhor se ficarem sem casar, como eu.

9-Contudo se não puderem dominar-se então que casem. É melhor casarem do que arderem em paixões.

10-Agora, quanto aos casados, tenho uma ordem a dar-lhes, e que nem sequer é minha, mas algo que YAHU UL mesmo estabelece. A esposa não deve abandonar o seu marido.

11-Mas se ela se separar dele, então que fique assim, sem tornar a casar com outro, ou então que volte para o marido. E o marido não deve divorciar-se da mulher.

12E aqui gostaria de acrescentar mais algumas sugestões minhas, embora não se trate de ordens diretas de YAHU UL. Se um YAHUSHUAhee tem uma mulher que não é
convertida, e ela quiser ficar com ele, mesmo assim não deve deixá-la.

13-E se uma mulher YAHUSHUAhee tiver um marido que não é crente, e ele quiser que ela permaneça com ele, que não se divorcie.

14-Porque a esposa crente traz santidade ao seu casamento e o marido crente traz também santidade ao seu casamento. De outra maneira, os seus filhos não teriam uma boa influência. Mas agora eles estão santificados.

15-Mas se o marido ou a mulher que não forem YAHUSHUAhee estiverem realmente decididos a separar-se, pois que o façam. Em casos desses, o marido ou a mulher YAHUSHUAhee não devem insistir para que o outro fique porque YAHU UL quer que vivamos em paz.

16-Contudo vocês mulheres não sabem se os vossos maridos virão a converter-se se ficarem; e o mesmo para os maridos em relação às mulheres que queiram afastar-se.

17-E, acima de tudo, o que é preciso é que tenham a certeza de estar a viver como YAHU UL pretende, casando-se ou não. Este é o meu critério para todas as Oholyáos.

18-Por exemplo, um homem que tenha já sido submetido ao rito da circuncisão antes de se converter não deve preocupar-se com isso; e se ao contrário ainda não tiver sido circuncidado, também não deve ir fazê-lo agora.

19-Porque é indiferente que um YAHUSHUAhee tenha ou não sido circuncidado. Mas o que é importante é que ele procure fazer a vontade de YAHU UL.

20-De um modo geral uma pessoa deve manter-se no estado em que YAHU UL a chamou.

21-Se é escravo, que isso não se torne causa de aflição; naturalmente se tiver oportunidade de ficar livre, que a aproveite.

22-Aquele a quem YAHU UL chama na condição de escravo, que se lembre de que hol-MEHUSHKHAY o libertou da servidão ao pecado. E os que YAHU UL chamou sendo livres lembrem-se de que agora são servos de hol-MEHUSHKHAY.

23-Porque vocês foram comprados por hol-MEHUSHKHAY, e por um alto preço; não se tornem portanto agora escravos dos homens.

24-Sendo assim, queridos irmãos, seja qual for a situação
em que alguém esteja ao tornar-se YAHUSHUAhee, fique aí na sua nova relação com
YAHU UL.

25-E quanto às jovens que ainda não casaram, não tenho nenhum
mandamento especial de YAHU UL. Mas YAHU UL deu-me, na sua bondade, sabedoria na qual podem confiar.

26-Nós, YAHUSHUAhim, enfrentamos grandes dificuldades nos
tempos atuais; por isso eu penso que é melhor para uma pessoa não casar.


27-Naturalmente que se alguém já estiver casado, não vai por isso separar-se. Mas, caso contrário, não se apresse a fazê-lo.

28-Entretanto se um homem decidir ir para a frente com a sua decisão de casar, pois está certo; e se uma virgem casar, claro que não peca. Contudo o casamento vai trazer-vos outros problemas que eu gostaria que vocês não precisassem de enfrentar justamente agora.

29-O que é importante é lembrarem-se de que o tempo que nos fica vai-se reduzindo. Por essa razão aqueles que têm esposas deveriam manter-se tão livres quanto possível para YAHU UL ;

30-a tristeza, a felicidade, a riqueza não deveriam impedir nunca ninguém de fazer o trabalho de YAHU UL.

31-Aqueles que usufruem das coisas boas que a vida oferece devem usar delas, mas sem se deixar prender por elas; porque o mundo na sua forma atual acabará.

32-Em tudo o que fizerem eu quereria que estivessem livres de preocupações. O solteiro dedica-se ao trabalho de YAHU UL e pensa em como agradar-lhe.

33-O que for casado cuida das suas responsabilidades terrenas e em como agradar à sua mulher.

34-Os seus interesses estão divididos. O mesmo acontece com uma rapariga que se casa. Quando solteira está desejosa de agradar a YAHU UL em tudo o que pensa e faz. Mas uma mulher casada terá de considerar outras coisas, as tarefas terrenas e o dedicar-se ao seu marido.

35-Eu digo isto para vosso benefício; não para vos impor obrigações. O que eu quero no fundo é que tudo o que fizerem possa ajudá-los a servir melhor YAHU UL, com o mínimo de coisas que distraiam a vossa atenção dele.

36-Porque se alguém sentir que deve casar, por razões de idade ou de necessidade, pois está certo, não peca; deve casar.

37-Por outro lado, se um homem tem suficiente domínio sobre a sua própria natureza para não casar, e decide então não casar, terá tomado uma decisão ajuizada.

38-Assim uma pessoa que casa faz bem, e uma pessoa que não casa fará melhor.

39-A mulher está ligada ao seu marido todo o tempo em que ele viva. Se ele morrer, poderá então tornar a casar, mas só se o fizer com um crente.

40-Mas na minha opinião ela será mais feliz se não tornar a casar; e penso que ao dizer isto estou a dar-vos um conselho da parte do RÚKHA-YAHU.

 

1 CORINTIOS
8

 

Comida
sacrificada a ídolos

 

1-E agora no que respeita ao comer alimentos que tenham sido sacrificados aos ídolos: Cada pessoa acha que a sua resposta é que está certa. Mas ainda que a fama de muito sabedoria torne as pessoas importantes, o que realmente é construtivo é o amor.


2-Se alguém pensa que tem a resposta para todas as questões, não está mais do que a revelar a sua ignorância.

3-E uma pessoa que ama YAHU UL é aquela que YAHU UL conhece e de quem ele cuida.

4-Portanto, quanto a esse assunto: Devemos nós comer carne sacrificada previamente aos ídolos? Bem, nós sabemos que um ídolo (o estatua) não é coisa nenhuma. Só existe um YAHU UL, e nenhum outro.

5-Segundo muita gente, existe uma quantidade de deuses e senhores, tanto em shua-ólmaYA como na terra.

6-Contudo sabemos bem que há um só Criador Eterno, YAHU ABí, a quem pertencem todas as coisas, e que nos fez para sermos dele; e também um só Molkhiúl (Grande Rei), YAHUSHUA hol-MEHUSHKHAY, que criou igualmente todas as coisas e nos dá a vida.

7-No entanto alguns YAHUSHUAhim não compreendem isso. Durante toda a sua vida habituaram-se a pensar que a comida oferecida aos ídolos é realmente consagrada a criadores reais. E agora ao comerem tais alimentos isso perturba-os e fere a sua consciência sensível.

8-É verdade que não alcançamos o favor de YAHU UL por aquilo que comemos. Não nos tornamos piores por não comermos, nem melhores por comermos.

9-Mas tenham cuidado ao usarem dessa liberdade de comerem seja do que for, para que não levem a pecar algum irmão YAHUSHUAhee cuja consciência seja mais fraca.

10-Vejam o que pode acontecer se um crente fraco, que pensa ser mal comer desse tal alimento, vos vir a comer num templo de ídolos. No fundo vocês sabem que não há mal nisso, mas ele será encorajado a violar a sua consciência, comendo aquilo que foi dedicado a um ídolo, embora continuando a sentir que está a fazer mal.

11-Dessa maneira vocês, que sabem não haver mal nisso, tornam-se responsáveis pelo dano espiritual causado a esse irmão cuja consciência é fraca, mas por quem hol-MEHUSHKHAY, afinal, também morreu.

12-E pecar contra um irmão vosso, dando-lhe ocasião de fazer algo que ele pensa ser errado, é pecar contra hol-MEHUSHKHAY.

13-Portanto, se o comer carne que tenha sido consagrada aos ídolos fizer com que o meu irmão em hol-MEHUSHKHAY venha a pecar, nunca mais tomarei desse alimento para não ser uma razão de ele cair.

 

1 CORINTIOS
9

 

Os direitos
de um emissário

 

1-Eu sou um emissário Não é pois a meros homens que tenho de prestar contas. Eu vi YAHUSHUA hol-MEHUSHKHAY nosso Molkhiúl com os meus próprios olhos. E as vossas vidas transformadas são o resultado do meu trabalho para YAHU UL.

2-Se, na opinião de outros, eu não sou emissário, certamente que o sou para vocês, porque foram ganhos para hol-MEHUSHKHAY por meu intermédio.

3-Esta é a minha resposta àqueles que põem em questão a minha autoridade como emissário

4-Será que eu não tenho direito de ter o mesmo acolhimento que os outros quando são recebidos nas vossas casas?

5-Não temos nós o direito de levar connosco uma mulher crente nas viagens que fazemos, tal como os outros discípulos, e os irmãos de YAHU UL, e Kafos?


6-Só Bornaví e eu é que devemos trabalhar para ganhar o nosso sustento?

7-Qual é o soldado no exército que paga as suas próprias despesas? Alguma vez já ouviram de um agricultor que depois da colheita não tenha o direito de comer dela? Qual o apascentador que não tenha direito de beber do leite do seu rebanho?

8-Nem o que eu estou aqui a dizer são meras considerações humanas. Trata-se daquilo que diz a própria lei de YAHU UL.

9-Porque na lei que YAHU UL deu a Mehushua está escrito: Não ponhas uma mordaça na boca de um boi para impedir que coma do trigo que está a trilhar. Acham vocês que YAHU UL estava a pensar apenas nos bois quando disse isto?

10-Não se referia também a nós? Com certeza que sim. Tal como aqueles que lavram a terra, e que debulham o trigo devem contar em receber parte da colheita, os obreiros YAHUSHUAhim devem ser pagos pelos crentes a quem servem.

11-Nós plantamos a semente espiritual nas vossas almas. Será pois muito esperar em troca apoio material?

12-Se já o fizeram a outros que têm pregado no vosso meio, não deveríamos nós também ter esse direito, ainda mais do que eles? E no entanto nunca o reclamamos, mas sempre suprimos nós próprios às nossas necessidades. E isto para não levantar qualquer obstáculo à ação da Mensagem Gloriosa de hol-MEHUSHKHAY no vosso meio.

13-Vocês bem sabem, que YAHU UL mandou que os que servissem no seu Templo tomassem para seu próprio sustento parte dos produtos alimentares que eram trazidos como oferta? Igualmente os que se ocupavam do altar de YAHU UL recebiam para si uma porção dos alimentos que ali eram oferecidos.

14-Da mesma forma, YAHU UL manda que aqueles que pregam a Mensagem Gloriosa sejam mantidos pelos que o aceitam.

15-E contudo nunca vos pedi fosse o que fosse. Nem tão-pouco estou a escrever estas coisas para dar a entender que gostaria que se começasse agora a fazer assim comigo. A verdade é que preferiria morrer de fome do que perder a satisfação que me dá o fato de vos ter pregado sem nunca ter recebido nada vosso.

16-Por pregar boas novas não me posso por isso vangloriar. É YAHU UL quem me obriga a pregar. Ai de mim se não o fizer!

17-Se eu estivesse a fazer isso de minha livre vontade, então receberia
um salário. Mas é que foi YAHU UL quem me impôs este dever.

18-Sendo assim, qual será a minha paga? É o sentimento de profunda satisfação em anunciar a Mensagem Gloriosa, sem encargos seja para quem for, sem reclamar aquilo que seria o meu direito.

19-Assim, estando livre em relação seja a quem for, tornei-me servo de
todos, para que possa levar todos a hol-MEHUSHKHAY.

20-Quando eu estou com os YAHÚ-dim torno-me um deles para que possa conduzi-los a hol-MEHUSHKHAY. Quando estou entre aqueles que seguem as leis YAHÚ-dim, faço o mesmo, embora eu não esteja sujeito à lei, isto para que possa conduzi-los a hol-MEHUSHKHAY.


21-Quando estou entre os Gentíles que não seguem a lei de Mehushua, eu ligo-me com eles tanto quanto posso. Desta maneira, eu ganho a sua confiança e levo-os a hol-MEHUSHKHAY. Não rejeito a lei de YAHU UL, mas sim obedeço à lei de hol-MEHUSHKHAY.

22-Com aqueles cujas consciências facilmente os inquietam, procuro pôr-me no lugar deles, para os ajudar. Desse modo, seja com que tipo de pessoa for, procuro encontrar um plano comum de entendimento com ela para que, por qualquer meio, hol-MEHUSHKHAY a salve.

23-Faço-o não só para lhes levar a Mensagem Gloriosa, mas também pela Bênção que para mim representa vê-los vir até hol-MEHUSHKHAY.

24-Numa corrida, são vários os que correm, mas um só ganha o
prêmio Que cada um de vocês corra como se fosse aquele que vai ganhar.

25-Os atletas renunciam a tudo para afinal vir a ganhar um prêmio corruptível, mas nós fazemos-lo por um prêmio divino que nunca mais perderá o seu valor.


26-Portanto corro direito ao alvo, não às cegas. Neste combate eu luto para ganhar. Não luto contra figuras imaginárias.

27-Mas sujeito o corpo a uma dura disciplina e a um tratamento rude. De outra maneira receio que, depois de ter pregado hol-MEHUSHKHAY aos outros, eu próprio não venha a ser desclassificado.

 

1 CORINTIOS
10

 

Avisos
contra idolatria

 

1-Porque não esqueçamos, irmãos, o que aconteceu aos nossos antepassados YAshorulítas, no deserto, onde YAHU UL os guiou, enviando uma nuvem que se movia à frente deles; e assim os conduziu com segurança através do Mar Vermelho.

2-Isto podia considerar-se o seu Batismo – um Batismo tanto na água como na nuvem – na qualidade de seguidores de Mehushua.

3-4-E tiveram alimentos e bebida durante a sua travessia do deserto. Beberam da água que jorrou da rocha poderosa que era hol-MEHUSHKHAY, o qual ali estava com eles, renovando-os espiritualmente.

5-E mesmo assim depois de tudo isto muitos não obtiveram a aprovação de YAHU UL e foram destruídos no deserto.

6-7-A lição que daqui tiramos é que não devemos desejar coisas más, como eles fizeram, nem cair na idolatria, como alguns deles caíram. As Qaotáv dizem-nos que o povo descansou a comer e a beber e depois pôs-se a dançar.

8-Outra lição para nós é o que aconteceu quando alguns deles
pecaram com as mulheres de outro povo, e num só dia morreram 23.000.

9E nãoponham à prova a paciência de YAHU UL, como eles ousaram fazer, e pereceram mordidos por serpentes.

10-E não protestem contra YAHU UL como alguns deles
fizeram, porque foi por isso que YAHU UL enviou o seu anjo e eles foram mortos.


11-Todas essas coisas que lhes aconteceram são para nós lições; e foram postas por escrito para nosso aviso, nós que vivemos nestes tempos em que todas as coisas convergem para o fim que se aproxima.

12-Por isso tenham cuidado. Se estão a pensar que estão firmes, olhem que podem também cair nos mesmos pecados.

A Fidelidade De YAHU

13-Mas lembrem-se que as tentações que vêm às vossas vidas não são
diferentes daquelas que outros experimentam. E YAHU UL é Fiel. Ele não deixará que a tentação seja tão forte que vocês não a possam enfrentar. Quando forem tentados, ele vai mostrar uma saída para que a possam suportar.

14-Por isso queridos amigos, fujam da idolatria.

15-Falo-vos como a pessoas que sabem entender as coisas. Vejam vocês mesmos se o que vou dizer-vos está certo ou não.

16-Quando pedimos a bênção de YAHU UL sobre o vinho que tomamos na ceia de Molkhiúl YAHUSHUA, isso significa que todos os que bebem dele partilham juntos da bênção do DAM (sangue) de hol-MEHUSHKHAY.

17-De igual forma, quando na mesma ocasião se reparte o pão para ser comido por todos, isso manifesta que participamos juntamente nos benefícios espirituais do corpo de hol-MEHUSHKHAY. E todos comemos do mesmo pão, mostrando assim que somos parte do corpo único de hol-MEHUSHKHAY.

18-O mesmo acontecia com o povo de YAshorúl; todos os que comiam
dos sacrifícios oferecidos a YAHU UL estavam unidos por esse mesmo ato

19-Que quero eu então dizer com isto? É que os ídolos não têm em si vida alguma, não são realmente criadores nenhuns, e que os sacrifícios que lhes são trazidos não têm valor algum.

20-Contudo esses sacrifícios são oferecidos aos demônios e não
a YAHU UL. E eu não queria que algum de vocês tivesse qualquer espécie de comunhão com os demônios

21-Não podem beber, ao mesmo tempo, na ceia de Molkhiúl YAHUSHUA e na mesa dos demônios Não podem comer o pão da mesa de Molkhiúl, e depois ir tomar da comida dos demônios

22-Pois quê? Iríamos nós levar Molkhiúl YAHUSHUA a irritar-se contra nós como YAshorúl fez? Pensamos nós que poderíamos teimar com ele?

 

A liberdade
do crente

 

23-Podem dizer: Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas nem tudo é bom para a minha formação.

24-E não procurem unicamente as vossas conveniências. Pensem também no que é o melhor para os outros.

25-Portanto devem fazer assim: no mercado, levem de qualquer carne que ali esteja a ser vendida, e sem perguntar se foi ou não consagrada aos ídolos, para que não se levantem escrúpulos na vossa consciência.

26-Porque a terra toda e tudo o que nela há pertence a YAHU UL.

27Se alguém que não é YAHUSHUAhee vos convida a comer, podem muito bem aceitar se assim o desejarem. E então comam de tudo o que for servido, sem levantar questões sobre isso, para evitar que a vossa consciência seja perturbada.

28-Mas se alguém vos avisar que essa carne foi consagrada a um ídolo, então nesse caso não a comam, mas isso mais por causa da pessoa que vos avisou e da consciência dela.

29-Porque nessa altura o que está em causa não é o que vocês pensam mas o que ela pode pensar do assunto.

30-Mas alguém poderá perguntar: e eu posso dar graças a YAHU UL por esse alimento, por que hei-de eu deixar que alguém me venha perturbar só porque julga que estou errado?

31É porque tudo o que fazemos deve ser para a glória de YAHU UL, mesmo o comer ou o beber.

32E assim não sejam vocês um meio de fazer tropeçar o vosso próximo, seja ele YAHÚ-di, gentio ou YAHUSHUAhee.

33É assim que eu faço também. Procuro agradar a toda a gente naquilo que faço, não atuando segundo o que mais me agrada, mas segundo o que mais convém aos outros, a fim de que sejam salvos.

 

1 CORINTIOS 11

Instruções
para a reunião da Oholyáo (Congregação)

 1-E vocês devem seguir o meu exemplo, tal como eu sigo o hol-MEHUSHKHAY.

2- Estou muito contente, irmãos, por me terem sempre no vosso pensamento e por fazerem tudo quanto vos tenho ensinado.

3-Mas há um assunto que quero que saibam: é que hol-MEHUSHKHAY tem autoridade sobre todos os homens. O marido tem autoridade sobre a mulher. YAHU UL tem autoridade sobre hol-MEHUSHKHAY.

4-É por isso que se  um homem cobre a cabeça, quando está a orar ou a pregar, desonra hol-MEHUSHKHAY.

5-E uma mulher que, em público, ora ou fala em Shúam (Nome) de
YAHU UL com a cabeça descoberta desconsidera o seu marido, porque é como se tivesse a cabeça rapada.

6-E se ela recusar cobrir-se, então que rape o cabelo.
Mas se é uma vergonha uma mulher ter a cabeça rapada, então que a cubra.

7-Mas um homem não devera ter nada na cabeça enquanto está a cultuar. O homem, feito à imagem de YAHU UL, reflete a sua honra, e a mulher é o reflexo da honra do homem.


8-Com efeito, o primeiro homem não foi tirado da mulher, mas a primeira mulher foi tirada do homem.

9-E Adám, o primeiro homem, não foi feito para benefício de
Khavyáo; mas Khavyáo sim foi feita para Adám.

10-Assim uma mulher deveria usar a cabeça coberta como sinal de que reconhece a autoridade do marido, um fato que todos os anjos constatam.

11-Mas nos relacionamos entre o povo de YAHU UL, o homem e a mulher precisam um do outro.

12-Porque se é verdade que a primeira mulher veio do homem, contudo todos os homens, desde então, nasceram de mulheres, e ambos, homens e mulheres, foram criados por YAHU UL.

13-15-Vejam vocês mesmos: na vossa opinião será certo que uma mulher ore em público com a cabeça descoberta? Porque as mulheres sentem orgulho no comprimento do seu cabelo, que lhe foi dado como um véu, enquanto os homens têm tendência para não se sentirem à vontade com o cabelo muito comprido e semelhante ao das mulheres.


16-
E a quem quiser continuar a levantar discussões, nós dizemos que é assim que pensamos – nós, e também as Oholyáos (Congregações) de YAHU UL.

 

A ceia de
Molkhiúl YAHUSHUA

 

17-E agora há um outro assunto em que não vos posso elogiar. Consta que quando se reúnem, é maior o prejuízo do que a bênção recebida.

18-Ouço falar nas divisões que se manifestam nas vossas reuniões, e em parte acredito.

19-Mas eu até creio que é importante que isso aconteça para que sejam conhecidos os que estão certos.


20-21-Afinal quando se juntam, não é para participar na ceia de Molkhiúl YAHUSHUA; é para tomarem a vossa própria refeição. E assim cada um procura servir-se sem esperar por repartir com os outros, de tal forma que uns não comem o suficiente e outros excedem-se!

22-Não poderiam vocês comer e beber cada um na sua casa segundo a fome que tiverem, de forma a evitar esta vergonha para a Oholyáo e a humilhação que representa para o pobre ter que se retirar sem comer? Que esperam vocês que eu diga sobre isto? Não contem que venha elogiar-vos!

23-24-Eu recebi de Molkhiúl YAHUSHUA o que já antes vos tinha transmitido: Na noite em que foi traído, o Molkhiúl YAHUSHUA tomou o pão, e depois de ter dado graças, partiu-o dizendo: Tomem e comam-no; isto é o Meu corpo, que é partido em vosso favor. Façam isto para se lembrarem de Mim.

25-De igual modo, pegou na taça de vinho, no fim da ceia, e disse: Esta taça é o Novo Testamento entre YAHU UL e vocês, estabelecido por meio do Meu DAM (sangue). Façam isto, todas as vezes que beberem, em lembrança de Mim.

26-Porque de cada vez que comerem este pão e beberem este vinho estão a anunciar a mensagem da morte de Molkhiúl YAHUSHUA. Façam pois isto até que Ele volte.


27-Por isso, se alguém come deste pão e bebe deste vinho de uma maneira indigna, torna-se culpado de pecado contra o corpo e o DAM (sangue) de Molkhiúl YAHUSHUA.

28-É por isso que cada um se deve examinar cuidadosamente antes de tomar este pão e de beber desta taça.

29-Porque se o fizer indignamente, não distinguindo o corpo de Molkhiúl YAHUSHUA, está a comer e a beber para sua própria condenação.

30-É por isso que há no vosso meio muitos fracos e doentes e muitos já morrerem.

31-Mas se cada um se examinar cuidadosamente evitará então que seja julgado por YAHU UL.

32-Contudo, quando somos julgados e castigados pelo YAHU UL, é para não sermos condenados com o resto do mundo.

33-Sendo assim, irmãos, quando se juntarem à mesa de Molkhiúl YAHUSHUA, esperem uns pelos outros.

34-Se alguém tem realmente fome, deve comer em casa, para não atrair castigo sobre si próprio quando estiverem todos reunidos quanto aos outros assuntos, falarei sobre eles convosco quando aí chegar.

 

1 CORINTIOS
12

 

Os dons
espirituais

 

1-E agora, irmãos, quero escrever-vos acerca dos dons espirituais que o RÚKHA hol-HODSHUA dá a cada um, pois é preciso que não haja qualquer confusão a esse respeito.


2-Lembram-se que antes de se tornarem YAHUSHUAhim eram levados a adorar ídolos, que nunca puderam dizer-vos uma palavra.

3-Portanto quero que saibam como discernir o que é verdadeiramente de YAHU UL. Pois é desta maneira: Ninguém que fale pelo RÚKHA-YAHU poderá dizer, YAHUSHUA é maldito, e ninguém pode dizer conscientemente, YAHUSHUA é YAHU UL, se não for impulsionado pelo RÚKHA hol-HODSHUA.

4-Ora há diferentes espécies de dons espirituais, mas é do mesmo RÚKHA hol-HODSHUA que todas elas procedem.

5-Há várias espécies de serviço para YAHU UL, mas é ao mesmo YAHU UL que estamos a servir.

6-Há muitas formas de YAHU UL trabalhar nas nossas vidas, mas é sempre o mesmo YAHU UL quem faz o trabalho em nós.

7-O RÚKHA hol-HODSHUA manifesta-se por intermédio de cada um de nós, para o que for útil à Oholyáo.

8-A uma pessoa, o RÚKHA concede o dom da sabedoria; a outro, o dom do conhecimento, e tudo isto vem do mesmo RÚKHA.

9-A um outro, dá uma fé especial, e, a outro ainda, o poder de curar doentes.

10-Um tem o poder de fazer milagres, outro o de falar em Shúam (Nome) de YAHU UL. A outra pessoa, dá a capacidade de distinguir os espíritos. A uma pessoa, dá o poder de falar línguas que nunca aprendeu e, a outra pessoa, o de ser capaz de interpretar o que aquela outra diz.

11-E é sempre o mesmo e único RÚKHA hol-HODSHUA que dá todos estes dons, decidindo aquilo que deve ser atribuído a cada um.

 

Um corpo,
muitas partes

 

12-O nosso corpo tem muitas partes, mas o conjunto constitui um só corpo. Assim é também o corpo de hol-MEHUSHKHAY: cada um de nós é uma parte do corpo.

13-Uns são YAHÚ-dim, outros Gentíles; uns são escravos, outros são livres. Mas todos nós fomos baptizados no corpo de hol-MEHUSHKHAY por um RÚKHA, e todos nós recebemos o mesmo RÚKHA.

14-Sim, o corpo tem muitas partes; não é constituído só de uma
parte.

15-Se o pé disser, Eu não faço parte do corpo porque não sou mão, não é
por isso que ele deixa de ser parte do corpo.

16-E se o ouvido se pusesse a dizer, Não pertenço ao corpo porque podia ser um olho, e afinal não passo de uma orelha. Seria por isso que faria menos parte do corpo?

17-Vamos supor que todo o corpo era olho; como é que se podia ouvir? Ou então se todo ele fosse um enorme ouvido, como se poderia cheirar?

18-Mas YAHU UL formou-nos com muitas partes, e cada uma com a sua função própria.

19-20-E que coisa estranha seria um corpo humano com uma só parte! Mas não, são muitas as partes mas um só o corpo.


21-O olho nunca poderá dizer para a mão, Não preciso de ti. Nem a cabeça poderá dizer aos pés, Vocês são-me inúteis.

22-De fato, algumas partes que parecem mais fracas e menos importantes são realmente as mais necessárias.

23-E as partes que consideramos menos dignas são aquelas que vestimos com o maior cuidado. Protegemos cuidadosamente do olhar dos outros aquelas partes que não deveriam ser vistas,

24-enquanto há outras partes que não precisam deste cuidado especial. Assim YAHU UL juntou o corpo de tal maneira que são dadas honras extras às partes que têm menos dignidade.

25-Assim é criada uma harmonia entre os membros, de maneira que todos os membros cuidam uns dos outros igualmente.


26-Se uma parte sofre, todas as partes sofrem com essa, e se uma parte é
honrada, todas as partes ficam satisfeitas.

27-28-Ora vocês formam o corpo de hol-MEHUSHKHAY, e cada um separadamente constitui uma parte necessária desse corpo. É pois assim que na Oholyáo de Molkhiúl YAHUSHUA colocou, em primeiro lugar, emissários; em segundo, profetas; em terceiro, ensinadores; e depois os que fazem milagres, os que têm o dom de curar, outros o dom de ajudar o semelhante, outros sabem administrar a Oholyáo, e outros ainda falam em línguas que nunca aprenderam.

29-Deverão ser todos emissários? Serão todos pregadores ou
profetas? Tornar-se-ão todos ensinadores? Poderão todos fazer milagres?

30-Podem todos curar os doentes? Dá-nos YAHU UL a todos capacidade de falar línguas que não conhecemos? Pode qualquer pessoa interpretar o que aqueles que têm esse dom dizem? Claro que não.

31-Contudo esforcem-se por serem capacitados com os dons
mais importantes.

 

1 CORINTIOS
13

 

O amor

 

1-Mas deixem-me mostar-vos o caminho mais excelente! Ainda que eu falasse as línguas dos homens ou até mesmo dos anjos, mas não fosse capaz de amar os outros, não seria mais do que um instrumento de fazer barulho.

2-Se eu tivesse o dom de falar em Shúam (Nome) de YAHU UL, e se soubesse as enigmas do futuro e se conhecesse tudo acerca de tudo, mas não amasse os outros, de que me serviria isso? E até mesmo que tivesse fé de forma a poder falar a uma montanha e fazê-la deslocar-se, isso não teria valor algum sem o amor.

3-Ainda que desse tudo aos pobres, ainda que deixasse que me queimassem vivo, mas se não amasse os outros, eu não teria nenhum valor.

4-5-O amor é paciente e bondoso. Não é invejoso, nem orgulhoso; não é arrogante, nem grosseiro. O amor não exige que se faça o que ele quer. Não é irritadiço e dificilmente suspeita do mal que os outros lhe possam fazer.

6-Nunca fica satisfeito com a injustiça, mas alegra-se
com a verdade.

7-O amor nunca desiste, nunca perde a fé, tem sempre esperança e
persevera em todas as circunstâncias.

8-Todos os dons e capacidades especiais que vêm de YAHU UL terminarão um dia, porém, o amor há-de sempre continuar. Um dia, tanto a profecia, como o falar línguas desconhecidas, como a sabedoria espiritual, todos esses dons desaparecerão.

9-Nós agora sabemos muito pouco, mesmo com a ajuda desses dons especiais; e até a pregação mais inspirada é ainda muito imperfeita.

10-Mas quando chegar o que é perfeito, estes dons especiais desaparecerão.

11-É assim: quando eu era criança, falava, pensava, raciocinava como uma criança. Mas quando me tornei adulto deixei as coisas de criança.

12-Da mesma maneira, nós agora compreendemos imperfeitamente as coisas como se estivéssemos a ver um reflexo num espelho de má qualidade; mas um dia virá em que veremos de uma forma completa, face a face. Tudo quanto sei agora é parcial, mas depois verei tudo com clareza, como YAHU UL conhece o interior do meu coração.

13-Há três coisas que hão-de perdurar: a fé, a esperança e o amor;
e destas a principal é o amor.

 

1 CORINTIOS
14

 

Os dons da
profecia e das línguas

 

1-Que o amor seja o vosso fundamental objetivo; mas aspirem também com zelo aos dons que o RÚKHA hol-HODSHUA vos dá, e especialmente o dom de pregar a mensagem de YAHU UL.

2-Aquele que fala línguas fala com YAHU UL, mas não com os outros, visto que os outros não poderão entendê-lo. É verdade que poderão estar a falar pelo poder do RÚKHA, mas será como algo misterioso.

3-Aquele que profetizar estará a ajudar os outros a crescerem em YAHU UL, encorajando-os e confortando-os.

4-Uma pessoa que fala línguas estará a ajudar-se a si própria a crescer
espiritualmente, mas aquele que prega em Shúam (Nome) de YAHU UL ajuda toda a Oholyáo a crescer.

5-Gostaria que todos falassem línguas, mas muito mais ainda
que todos fossem capacitados a falar da mensagem de YAHU UL, porque isso representa um poder espiritual muito maior do que falar línguas desconhecidas, a não ser que alguém interprete o que está a ser dito, para que os outros possam obter disso algum proveito espiritual.

6-Queridos irmãos, ainda que eu próprio viesse ter convosco falando-vos numa língua que não percebessem, como é que vos poderia ajudar? Mas se vos disser com toda a simplicidade o que YAHU UL me revelou, e vos relatar aquilo que sei, e aquilo que há-de acontecer, e enfim todas as grandes verdades da palavra de YAHU UL, isso é que vos poderá ajudar.


7-Até os instrumentos de música, a flauta, por exemplo, ou a harpa, demonstram a necessidade de que tudo o que se exprime seja com clareza, com nitidez. Ninguém reconhecerá a melodia que o instrumento estiver a tocar, se cada nota não soar com clareza.

8-E se no exército o corneteiro não tocar notas certas, como é que
os soldados saberão que estão a ser chamados para a batalha?

9-De igual forma se se falar com alguém numa linguagem que ele não perceba, como é que ele há-de saber o que lhe estão a dizer? Seria a mesma coisa que falar numa sala sem ninguém.

10-Suponho que haverá centenas de línguas diferentes neste mundo, e que todas elas exprimem bem o pensamento daqueles que as falam.

11-Mas se eu não souber o sentido daquilo que dizem, alguém que me fale numa dessas línguas será sempre para mim um estrangeiro, tanto como eu para ele.

12-Visto que desejam ter Dons do RÚKHA hol-HODSHUA, peçam para ter os que serão de real utilidade para toda a Oholyáo.

13-Se a alguém é concedido o dom de falar línguas desconhecidas,
deve também orar para que lhe seja dado o dom de interpretação, a fim de que o possa depois dizer explicitamente aos outros o que estava a falar.

14-Porque se eu orar em línguas, o meu espírito está a orar, mas no meu pensamento eu não sei o que estou a dizer.

15-Pois bem, que devo então fazer? As duas coisas: orarei no RÚKHA, e orarei com palavras que eu entendo; cantarei no RÚKHA e cantarei com palavras que eu entendo.

16-Porque se louvarem YAHU UL de uma forma espiritual, sem que o entendimento acompanhe o que estão a dizer numa língua desconhecida, como é que aqueles que estão presentes vos podem acompanhar no louvor a YAHU UL se não sabem o que vocês estão a dizer?

17-Podem até estar a dizer coisas muito belas mas que não serão de ajuda nenhuma para quem ali está.


18-Eu dou graças a YAHU UL porque falo em línguas mais do que qualquer um de vocês.

19-Mas num culto público preferiria muito mais dizer uma frase apenas,
com cinco palavras que fosse, mas que todos compreendessem e que a todos ajudasse, do que um discurso de milhares de palavras numa língua desconhecida.


20-Queridos irmãos, não se deixem ficar num nível infantil quanto à compreensão destas coisas. Quando se trata de imaginar o mal, nessa altura sim, convém que sejam como meninos inocentes; mas procurem entender as coisas desta natureza com a inteligência madura de pessoas adultas.

21-As Qaotáv dizem-nos: Enviarei homens de outras terras para falar em línguas estrangeiras ao meu povo, diz YAHU UL,e mesmo assim não hão-de escutar.

22-Veem então que o falar em línguas pode ser um sinal para os descrentes. Enquanto que anunciar a mensagem de YAHU UL é para os crentes.

23-Com efeito, se um descrente vem à Oholyáo e vos ouve falar noutras línguas, bem poderá pensar que estão todos fora do seu perfeito juízo.

24-Mas se estiverem a apresentar a mensagem de YAHU UL e se um estranho à Oholyáo entrar, ou alguém que ainda não compreenda tudo, em todo o caso tem a possibilidade de ser convencido, e a sua consciência será sensibilizada por tudo aquilo que ouvir.

25-À medida que for ouvindo, os seus pensamento mais
íntimos serão postos a nu perante YAHU UL e no seu espírito cairá diante de YAHU UL, adorando-o e confessando que YAHU UL está na verdade no vosso meio.

 

Ordem nas
reuniões da Oholyáo

 

26-Pois bem, irmãos, resumamos o que já se disse. Quando se reúnem, um canta um hino, outro tem um ensinamento, um outro tem algo especial que YAHU UL lhe revelou, outro fala numa língua desconhecida, enquanto outro interpreta o que foi dito por aquele. Mas tudo o que for feito deve ser de utilidade para todos e seu
crescimento em YAHU UL.

27-Não deveriam falar mais do que dois ou três em línguas desconhecidas, e que fale um de cada vez, havendo sempre alguém para interpretar.

28-Mas se não houver ninguém que interprete, devem ficar em silêncio na reunião da Oholyáo e falar em línguas consigo próprio e com YAHU UL.

29-Também dois ou três podem dizer a mensagem de YAHU UL, cada um por sua vez, se tiverem o dom para tal, enquanto os outros devem ouvir atentamente.

30-E se, enquanto alguém está a falar a palavra de YAHU UL, outra pessoa receber uma Revelação de YAHU UL, aquele que está a falar deve terminar.

31-Assim pois todos os que têm uma profecia podem falar, mas um após o outro; dessa forma todos aprenderão e serão ajudados.

32-Lembrem-se de que uma pessoa que tenha uma mensagem de YAHU UL deve ser capaz de se conter a si próprio e de esperar pela sua vez.

33-YAHU UL não pode aceitar a desordem. YAHU UL ama a harmonia; e é
isso que ele deseja encontrar em todas as Oholyáos.

34-As mulheres devem ficar em silêncio durante as reuniões na Oholyáo. Não devem tomar parte nas discussões. Sejam submissas, tal como mandam as Qaotáv.

35-Se tiverem questões a apresentar, que o façam aos maridos em casa; não é próprio para as mulheres falar nos cultos da Oholyáo.

36-Será que vocês pensam que o conhecimento da palavra de YAHU UL começa e acaba unicamente em vocês, CORINTIOS? Pois bem, estão enganados!

37-Vocês que reclamam ter o dom de falar em Shúam (Nome) de YAHU UL, e outras capacidades da parte do RÚKHA hol-HODSHUA, deveriam ser os primeiros a perceber que o que estou a dizer é um mandamento da parte de YAHU UL.

38-Mas, enfim, se alguém continua discordando, não temos mais que o deixar na sua ignorância.

39-Portanto, meus irmãos na fé, procurem ansiosamente pregar
em Shúam (Nome) de YAHU UL a sua mensagem com toda a nitidez; e não impeçam o falar em línguas!

40-Certifiquem-se de que tudo é feito em ordem, e sempre da
forma mais decente e conveniente.

 

1 CORINTIOS
15

 

A
ressurreição de hol-MEHUSHKHAY

 

1-Agora, irmãos, permitam-me que vos lembre a Mensagem Gloriosa que vos preguei desde o princípio, que vocês aceitaram e no qual permanecem!

2-São essa Mensagem Gloriosa que vos salvam, se nelas crerem firmemente. Doutra maneira, terão crido em vão.

3-4-Eu transmiti-vos ao princípio o que era mais importante e que também me foi transmitido: que hol-MEHUSHKHAY morreu pelos nossos pecados, conforme as Qaotáv, foi sepultado, e três dias depois ressuscitou dos mortos, conforme as Qaotáv.

5-7-Foi visto por KAFOS, e mais tarde pelo resto dos Doze. Depois disso foi visto também por mais de quinhentos discípulos numa ocasião, a maioria dos quais ainda vive, embora alguns já morreram. Depois foi YAHUCAF quem o viu, e mais tarde todos os emissários

8-Por último também apareceu-me a mim, muito depois dos outros; é como se eu tivesse nascido fora do tempo.


9-Porque eu sou o menos merecedor de todos os emissários, e nem deveria ser digno de ser considerado emissário da maneira como tratei a Oholyáo de YAHU UL.


10-Mas o que eu agora sou devo-o à grande bondade de YAHU UL e à sua graça sobre mim, o que não deixou de dar resultado. Porque tenho trabalhado mais duramente que todos os emissários, embora não seja efetivamente eu quem faz isso, mas YAHU UL, que opera na minha vida pela sua graça.

11-Nem interessa se sou eu ou eles quem tem pregado; o mais importante é que vos anunciamos a Mensagem Gloriosa e vocês creram nelas.

 

A
ressurreição dos mortos

 

12-Mas se pregamos que hol-MEHUSHKHAY ressuscitou da morte, porque é que alguns entre vocês andam a dizer que não há ressurreição dos mortos?

13-Porque se não há ressurreição dos mortos, então hol-MEHUSHKHAY ainda deve estar morto.

14-E se ele ainda está morto, então toda a nossa pregação é inútil, e a vossa fé em YAHU UL é em vão.

15-E nós, emissários, seremos todos mentirosos, porque dissemos que YAHU UL ressuscitou hol-MEHUSHKHAY, e isso não seria verdade, se os mortos não tornassem à vida.

16-Se não há ressurreição dos mortos, então hol-MEHUSHKHAY não ressuscitou.

17-E se hol-MEHUSHKHAY não ressuscitou então a
vossa fé é inútil, e vocês ainda estão sob condenação por causa dos vossos pecados.

18-Nesse caso, todos quantos morreram crendo em hol-MEHUSHKHAY estão perdidos!


19-E se a nossa esperança em hol-MEHUSHKHAY é unicamente para esta vida, nós somos as pessoas mais miseráveis no mundo.

20-Mas o fato é que hol-MEHUSHKHAY ressuscitou mesmo dos mortos e se tornou o primeiro entre milhões que um dia voltarão a viver!

21Tal como a morte apareceu neste mundo por causa daquilo que
um homem (Adám) fez, assim também é por causa do que um outro Homem (Hol-MEHUSHKHAY) realizou que agora há a possibilidade da ressurreição da morte.

22-Cada um de nós morre porque pertence à descendência pecadora de Adám. Mas todos os que estão ligados a hol-MEHUSHKHAY voltarão de novo à vida.


23-Contudo cada um na sua ordem: Hol-MEHUSHKHAY foi o primeiro a ressuscitar; e depois, quando ele voltar, todo o seu povo tornará a viver.

24-Então virá o fim, em que hol-MEHUSHKHAY entregará o reino a YAHU UL, YAHU ABí, tendo derrubado todos os domínios, autoridades e poderes.

25-Porque hol-MEHUSHKHAY reinará até que tenha derrotado todos os seus inimigos,

26-incluindo o último, que será a morte.

27-Porque foi dada a hol-MEHUSHKHAY, por seu YAHU ABí, a autoridade e o domínio sobre todas as coisas, exceto, naturalmente, sobre o seu próprio YAHU ABí, que foi quem lhe deu esse poder de domínio.

28-Quando hol-MEHUSHKHAY tiver finalmente ganho a batalha contra os seus inimigos, então ele, ha-BOR de YAHU UL, pôr-se-á a si próprio também sob a autoridade de YAHU ABí, para que YAHU UL, que lhe deu a vitória sobre tudo, seja absolutamente supremo.

29-Se os mortos não voltarem a viver, que razão haveria então para aquilo que certas pessoas fazem, que é batizarem-se no lugar de outros que já partiram? Porquê tudo isso, se não se crê que os mortos ressuscitarão?

30-E porque havemos nós própios de arriscar constantemente as nossas vidas, enfrentado a morte hora a hora?

31-Porque é um fato que eu enfrento diariamente a morte; mas se isso é verdade, também não o é menos a minha satisfação no vosso crescimento em YAHU UL.

32-E que valor teria eu haver lutado com feras, em Éfeso, se não houver a ressurreição dos mortos? Se não tornarmos a viver, comamos e bebamos, pois que no fim de contas amanhã morreremos e acaba-se tudo!

33-Não se deixem enganar pelos que dizem tais coisas. As más companhias corrompem os bons costumes.


34-Despertem e parem de pecar! Porque para vossa vergonha o digo: alguns de vocês ainda não conheceram realmente YAHU UL.

 

O novo
corpo ressurreto

 

35-Mas alguém poderá perguntar: Como é afinal que os mortos vão ressuscitar? Que espécie de corpo terão então?

36-Não é uma pergunta ajuizada. Quando se enterra uma semente, ela não se transforma em planta enquanto não morrer primeiro.


37-Porque o que se semeia não é a planta mas apenas um pequeno grão, de trigo ou de qualquer outra planta.

38-E então YAHU UL dá-lhe um corpo, da espécie que ele destinou; cada espécie de semente dará naturalmente uma diferente espécie de planta.

39-Assim como há diferentes espécies de sementes e plantas, assim também há diferentes espécies de corpos. O homem tem uma espécie de corpo, os animais outra, as aves outra e os peixes outra.

40-Há corpos no céu e há corpos na terra. A glória dos corpos celestiais é diferente da beleza dos corpos terrenos.

41-O sol, a lua e as cocavím (est-elas), cada um tem o seu próprio esplendor. E até as cocavím  (est-elas) diferem em brilho e em grandeza entre si

42-Da mesma forma, os nossos corpos humanos, que hão-de morrer e desaparecer, são diferentes dos corpos que teremos quando ressuscitarmos, pois que estes não morrerão.

43-Os corpos que agora temos acabam na corrupção da morte; mas quando ressuscitarmos serão corpos gloriosos. É verdade, sim, que agora são corpos mortais, mas quando voltarmos à vida serão corpos cheios de energia.

44-Ao morrerem não passam de meros corpos humanos, mas na ressurreição serão corpos supra-terrenos. Porque tal como há corpos de natureza humana, também há corpos espirituais.

45-As Qaotáv dizem-nos que o primeiro homem, Adám, se tornou um ser com vida, mas o último Adám, isto é, hol-MEHUSHKHAY, é um RÚKHA que dá vida.

46-Nós temos primeiramente estes nossos corpos humanos, mas depois YAHU UL dá-nos corpos celestiais.

47-Adám foi feito da terra, mas ha-MEHUSHKHAY veio do céu.

48-Todo o ser humano tem um corpo como o de Adám, feito da terra, mas os que são de hol-MEHUSHKHAY terão como ele um corpo celestial.

49-E se agora cada um de nós ainda tem um corpo como o de Adám, um dia viremos a ter um corpo semelhante ao de hol-MEHUSHKHAY.

50-Uma coisa vos garanto, irmãos: é que um corpo terreno, feito de carne e de sangue, não pode entrar no reino de YAHU UL. Estes nossos corpos mortais não têm uma natureza que lhes permita viver para sempre.

51-Mas posso revelar-vos um enigma: é que nem todos morreremos, mas contudo todos receberemos novos corpos!

52-E tudo isso acontecerá num abrir e fechar de olhos, quando a última trombeta soar. Porque haverá no céu um toque de trombeta, e todos os YAHUSHUAhim que já morreram tornarão à vida com novos corpos que nunca mais hão-de morrer, e então nós, os que estivermos vivos ainda, seremos revestidos de novos corpos, igualmente.


53-Pois que os nossos corpos terrenos, sujeitos à morte, serão transformados em corpos celestiais que não podem morrer, mas que viverão para sempre.


54-55-Quando isto acontecer – quando os nossos perecíveis corpos terrenos forem transformados em corpos celestiais que nunca morrerão – então se cumprirá o que diz a Qaotáv: A morte foi tragada na vitória. Onde está pois, ó morte, a tua vitória?Onde está o teu aguilhão?

56-Porque o pecado – esse aguilhão que causa a morte – terá desaparecido completamente; e a lei, que traz a manifesto os nossos pecados, nunca mais será nosso juiz.

57-Como estamos gratos a YAHU UL por tudo isso! Foi ele quem nos tornou vitoriosos por meio de YAHUSHUA hol-MEHUSHKHAY nosso Molkhiúl!

58-Assim meus queridos irmãos, sejam firmes e constantes, trabalhando com entusiasmo na obra de YAHU UL, pois sabem que nada do que fizerem para YAHU UL será em vão.

 

1 CORINTIOS
16

 

A coleta
para o povo de YAHU UL

 

1-E agora eis as instruções com respeito à colecta em dinheiro que estão a fazer para enviar aos crentes em YAHUSHUA-oléym; aliás estas são as mesmas instruções que eu dei às Oholyáos da Galácia.

2-Todos os domingos, cada um ponha de parte uma quantia daquilo que ganhou durante a semana, destinada a esta oferta. Não esperem que eu chegue, para fazer a colecta de uma só vez.

3-Então, quando eu aí estiver, mandarei essa vossa oferta de amor fraternal a YAHUSHUA-oléym, acompanhada de uma carta, por intermédio de pessoas escolhidas por vocês.

4-E se for conveniente que eu vá também, poderemos fazer juntos, eles e eu, essa viagem.

 

Pedidos pessoais

 

5-A minha ida aí será depois de ter passado primeiro na Macedónia.

6-Possivelmente será convosco que estarei mais tempo, talvez até todo o Inverno, e depois então poderão deixar-me partir para o destino seguinte.

7-Na verdade desta vez não quero fazer apenas uma visita de passagem; desta vez hei-de ficar uma temporada, se YAHU UL mo permitir.

8-Ficarei aqui no entanto, em Éfeso, até à celebração de Pentecostes,

9-porque existe uma porta bem aberta para fazer um grande trabalho aqui e muitas pessoas estão a corresponder. Mas isso não tira que haja muitos inimigos.

10-Se YAHUTAM aí for, recebam-no o melhor que puderem
porque tem trabalhado na obra de YAHU UL tal como eu.

11-Que ninguém tenha menos consideração por ele, mas que ele regresse feliz; fico à espera dele e dos outros que o acompanham.

12-Pedi também a Apolo que vos visitasse na companhia de outros irmãos, mas ele achou que não devia fazê-lo agora; irá ver-vos mais tarde, quando tiver uma oportunidade.

13-Mantenham-se vigilantes; permaneçam fiéis a YAHU UL; sejam firmes e corajosos; que a vossa vida espiritual seja forte e enérgica.

14E tudo o que fizerem que seja com bondade e amor.

15-Como sabem Estéfanes e a sua família foram os primeiros a tornarem-se YAHUSHUAhim na Grécia, consagrando as suas vidas ao serviço dos filhos de YAHU UL.

16-Sigam, pois, as suas diretivas e as de todos os outros que trabalham no vosso seio com verdadeira dedicação.

17-Estou bem contente que Estéfanes, Fortunato e Acaico aqui tenham vindo visitar-nos. Eles fizeram por mim o que vocês não puderam em virtude de estarem longe.

18-Serviram-me de maravilhoso estímulo; e estou certo que o mesmo foram para vocês. Espero que apreciem, no seu justo valor, o trabalho de homens como estes.

 

Saudações
finais

 

19-Aqui, na província da Ásia, as Oholyáos enviam-vos as suas melhores saudações. Áquila e Priscila mandam-vos toda a sua afeição, assim como os que se reúnem na sua casa para o culto.

20-Todos os crentes aqui vos enviam recomendações. E vocês mesmos
saúdem-se com um beijo fraterno.

21-E agora sou eu mesmo, Shaúl, a escrever com a minha própria mão.

22-Se alguém não ama YAHU UL, que seja objeto do seu julgamento. Maór-na-otá (O Maór por favor vem agora)!

23-Que a graça do Molkhiúl YAHUSHUA hol-MEHUSHKHAY seja convosco. 24Envio-vos toda a minha afeição, na comunhão de todos os que pertencem a hol-MEHUSHKHAY YAHUSHUA. Que assim seja!

Página atualizada no AS ESCRITURAS FALAM! Atenção: Todas as Publicações são Gratuitas!!Ver Página

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: